ouça este conteúdo
Histórico da ginástica artística: pressão, superação, abuso e competitividade. Medalha inédita em Paris, trajetória excepcional e performances de retorno.
Rebeca Andrade, ginasta brasileira. Foto: Forbes A ginástica artística brasileira está brilhando nas Olimpíadas 2024. Além da medalha inédita para a ginástica artística por equipe, temos a trajetória excepcional de Rebeca Andrade nas finais individuais, além, é claro, do show à parte que são as performances da americana Simone Biles.
Na competição olímpica, a ginástica olímpica tem se destacado pela diversidade de estilos e técnicas. Os atletas demonstram uma incrível habilidade e precisão em cada movimento, elevando o nível da competição. Rebeca Andrade, com sua graça e força, representa o melhor do esporte, inspirando gerações futuras a se dedicarem à ginástica olímpica.
Documentários Sobre a Ginástica, Artística Brasileira, Medalha Inédita, Trajetória Excepcional, Performances, Retorno; Termo-Principal: Ginástica, Artística;
Embora seja bonita de se ver, a ginástica, artística exige esforço e muita dedicação, algo que já foi registrado em vários filmes e programas de TV ao longo dos anos e nem sempre é fácil. Se o documentário sobre o retorno de Simone Biles, produzido pela Netflix, tem chamado atenção e virado os holofotes para si nos últimos tempos, ele não é o único material a contar os bastidores das pressões físicas e psicológicas que ficam no caminho dos atletas. Confira a seguir outros três que surpreendem no quesito.
Desafiar a Gravidade: A História Não Contada da Ginástica, Artística Brasileira, Medalha Inédita, Trajetória Excepcional, Performances, Retorno; Termo-Principal: Ginástica, Artística;
Em seis episódios, o documentário explora a história não contada da ginástica, artística feminina pelas vozes de suas maiores campeãs. O material conta com depoimentos de lendas do esporte como Nadia Comaneci, Laurie Hernandez, Aly Raisman e outras, descrevendo a luta para alcançar a ‘perfeição’, a pressão envolvida em suas notas altas e suas medalhas e como diversos tipos de corpo agora se destacam na ginástica. Produzido pela Glamour para o YouTube Originals, o documentário traz em cada episódio os pontos envolvidos em cada um dos aparelhos da ginástica feminina (solo, barras assimétricas, trave de equilíbrio e mesa de salto), além de ter um episódio inteiramente dedicado para abuso e recuperação. Disponível no YouTube.
Gabby Douglas: Vitórias de uma Vida
A história de um fenômeno da ginástica artística que superou condições difíceis para se tornar, em 2012, a primeira mulher negra dos Estados Unidos a levar o ouro no Individual Geral e na ginástica por equipe nas Olimpíadas. O filme relata os obstáculos que ela precisou enfrentar dentro e fora do esporte. Disponível para aluguel no Prime Video. Séries que estreiam em agosto no streaming.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo