Padroeiro dos aflitos e das causas impossíveis, o santo é popular no Brasil, onde se busca a intercessão do Reino de Deus, inspirado no Evangelho de Mateus, com o Espírito Santo.
No Brasil, a data de 28 de outubro é marcada pela celebração do Dia de São Judas Tadeu, um santo reverenciado por muitos fiéis da Igreja Católica. Conhecido como o padroeiro dos aflitos e das causas impossíveis, ele é um dos santos mais populares no país.
São Judas Tadeu foi um dos doze apóstolos de Jesus e, segundo as escrituras bíblicas, era primo do Messias e irmão de Tiago Menor, filhos de Alfeue e sua esposa Maria Cléofas, irmã da Virgem Maria. Como um dos apóstolos mais próximos de Jesus, ele é considerado um Padroeiro especial para aqueles que buscam ajuda em momentos de dificuldade. Além disso, sua devoção é uma fonte de inspiração para muitos, que o veem como um Santo protetor e guia espiritual. A fé em São Judas Tadeu é um farol de esperança para muitos.
São Judas Tadeu: O Apóstolo do Amor e da Dedicação
São Judas Tadeu é uma figura reverenciada entre os devotos por seu amor incondicional e dedicação ao Reino de Deus. Embora seja um dos apóstolos de Jesus, a Bíblia o menciona apenas algumas vezes. No entanto, sua presença é marcante no Evangelho de Mateus, onde é relatada sua escolha como apóstolo de Jesus, e no Evangelho de João, que narra sua indagação ao Messias durante a Santa Ceia.
Nesse momento, São Judas Tadeu pergunta a Jesus: ‘Senhor, mas por que te revelarás a nós e não ao mundo?’ Jesus responde: ‘Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele. Aquele que não me ama não obedece às minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou’ (João 14:22-24).
O Desejo de que Cristo fosse Amado
A partir desse questionamento, é possível perceber que São Judas Tadeu tinha um grande desejo de que o Filho de Deus fosse conhecido e amado pelos fiéis. Esse desejo foi concretizado por meio de suas ações e entrega a servir o Reino de Deus. Após a ascensão de Jesus e receber o Espírito Santo, São Judas Tadeu iniciou a pregação de sua fé em meio às perseguições da Galileia.
Em sua carta, São Judas Tadeu escreve: ‘Amados, embora estivesse muito ansioso para escrever a vocês acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever insistindo que batalhassem pela fé de uma vez por todas confiada aos santos… Embora vocês já tenham conhecimento de tudo isso, quero lembrá-los de que o Senhor libertou um povo do Egito, mas, posteriormente, destruiu os que não creram’ (Judas 1:3:5).
Orações a São Judas Tadeu
São Judas Tadeu é um Padroeiro e Santo que é frequentemente invocado em momentos difíceis. Aqui estão 5 orações para homenagear e pedir pela intercessão de São Judas Tadeu:
1. Oração para alcançar uma graça: ‘São Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Cristo, eu vos saúdo e louvo pela fidelidade e amor com que cumpristes vossa missão. Chamado e enviado por Jesus, sois uma das doze colunas que sustentam a verdadeira Igreja, fundada por Cristo. Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração, encontram o caminho para o Pai, abrem o coração aos irmãos e descobrem forças para vencer o pecado e superar todo o mal. Quero imitar-vos, comprometendo-me com Cristo e com sua Igreja, por uma decidida conversão a Deus e ao próximo, especialmente o mais pobre. E, assim convertido, assumirei a missão de viver e anunciar o Evangelho, como membro ativo de minha comunidade. Espero, então, alcançar de Deus a graça que imploro confiando na vossa poderosa intercessão. (Faça o pedido da graça a ser alcançada) São Judas Tadeu, rogai por nós! Amém!’
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo