Deixe a timidez de lado, essas atitudes simples podem ajudar a se soltar mais entre quatro paredes: dificuldades-sexuais, momento-prazeroso, autoconfiança, vida-saudável, conhecimento-sobre-si.
Vergonha e medos podem ser um grande entrave para o prazer sexual. No entanto, muitas pessoas experimentam esses sentimentos em situações íntimas. Uma das principais causas para a vergonha é a falta de comunicação adequada do parceiro. As pessoas podem se sentir desconfortáveis ao falar sobre seus desejos e preferências, ou até mesmo evitar a discussão por medo de serem rejeitadas. O resultado é que elas podem se sentir inseguras em relação ao seu corpo ou à sua capacidade de se conectar com o parceiro. Entretanto, é importante lembrar que a comunicação aberta e honesta pode ajudar a dissipar esses sentimentos e criar um ambiente mais seguro e prazeroso.
Conhecendo a Vergonha para Uma Vida Mais Saudável
A autoconfiança não se limita ao momento da relação sexual, mas sim permeia toda a vida. É fundamental valorizar os pontos fortes e aprender a se amar, como disse Priscila Junqueira, sexóloga, e que uma pessoa com conhecimento sobre si aumenta sua autoconfiança e autoestima, características essenciais para relações saudáveis, incluindo a capacidade de lidar com a vergonha e medos que surgem em momentos íntimos.
Trate a Vergonha com Humor e Abertura
Deixar de lado a vergonha e inseguranças na relação sexual pode ser uma tarefa desafiadora, mas é possível. A maioria das pessoas enfrenta situações embora a vergonha possa ser, em muitos casos, uma barreira, não há necessidade de deixá-la silenciar os sentimentos, especialmente se essas situações se tornam um desafio para ambos os parceiros. Em vez de deixar que a vergonha domine, é possível transformá-las em momentos divertidos, aumentando assim a intimidade e a conexão, e permitindo que ambos se sintam mais desinibidos e confortáveis.
Além da Vergonha: Comunicação e Conhecimento
Comunicar-se de forma aberta e honesta com o parceiro(á) é fundamental para superar as dificuldades-sexuais e encontrar soluções que agradem a ambos. Como observou Priscila Junqueira, ‘Procure perguntar ao outro se ele tem algo complicado no sexo para eles. Com isso, você vai perceber que não é só você que tem dificuldades e poderão romper juntos as barreiras.’ Isso também inclui explorar novas formas de se satisfazerem, mantendo uma mente aberta e uma vida saudável.
A Importância do Conhecimento Sobre Si e Saúde
A masturbação pode parecer um tópico tabu, mas é uma prática que pode proporcionar um autoconhecimento profundo sobre o próprio corpo e o que gosta na hora do sexo, além de oferecer benefícios para a saúde, como reduzir o estresse e melhorar o sono. Além disso, o ato pode ser compartilhado com o parceiro(á), aumentando a excitação e a intimidade.
Um Momento Prazeroso e Divertido
O ambiente de iluminação pode fazer toda a diferença. Uma meia luz pode deixar você mais à vontade, permitindo que ambos se sintam mais desinibidos e confortáveis, o que pode transformar uma experiência sexual em algo prazeroso e divertido.
Aprender e Conversar
A experiência sexual é natural, e não há limites para o prazer. Ninguém é perfeito, e a disposição para aprender e conversar com outros ajuda a se sentir mais confortável em falar e pensar sobre o sexo, tornando-o um aspecto natural da vida saudável.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo