Falar bem de si mesmo é um desafio que fortalece a autoestima e a autoimagem, criando um diálogo positivo com o interior.
Se reconhecer no espelho e cultivar amor-próprio pelo que você vê, muitas vezes, pode ser um desafio, pois estamos imersos em uma sociedade que frequentemente impõe padrões de beleza inatingíveis e distorcidos — especialmente nos tempos atuais. Contudo, ao promover um diálogo interno mais positivo e ao adotar uma visão mais compassiva de si mesmo, é viável nutrir seu amor-próprio e fortalecer sua autoestima.
É fundamental lembrar que o amor-próprio não se trata de arrogância, mas sim de um ato de cuidado e respeito consigo mesmo. Ao praticar a gratidão pelas suas qualidades e aceitar suas imperfeições, você constrói uma relação mais saudável e equilibrada com seu amor-próprio, promovendo um bem-estar emocional duradouro. Valorize-se e permita-se florescer em um ambiente de autoaceitação e amor-próprio genuíno.
Praticando o amor-próprio: um desafio diário
Para te auxiliar nesse processo, o MinhaVida teve uma conversa com a Letícia Isabela, psicóloga do Grupo Mantevida, que ressaltou: ‘A propagação generalizada dos modelos de estética é, em grande parte, responsável pelo sofrimento, uma vez que as exigências nos pressionam a nos adequar a um padrão de beleza ideal. Agindo, assim, como perpetuadores da baixa autoestima. Tendo isso em mente, é crucial que, dentro desse contexto, possamos buscar por uma percepção mais positiva da nossa imagem’.
Desenvolvendo uma relação saudável com o amor-próprio
Leia também: Você não imaginaria, mas isso impacta nossa autoestima e é um dos aspectos mais cruciais de qualquer relação. Como frases encorajadoras podem aprimorar a autoimagem? A maneira como nos falamos internamente tem um impacto significativo em como nos sentimos e nos percebemos. Portanto, conforme Letícia Isabela destaca, usar o espelho para se ver de forma mais positiva e expressar isso para si mesmo pode ser fundamental para a construção do amor-próprio. ‘O que você reconhece em si que considera belo e merecedor de sua apreciação? Expresse em voz alta essas características, ouça uma música que te faça sentir bem e não se preocupe em se arrumar para realizar tarefas simples. As declarações positivas ajudam a fortalecer a confiança e a autoestima. Elogiar a si mesmo também é uma forma de autocuidado’, esclarece a psicóloga.
Fortalecendo a autoconfiança e a autoestima com amor-próprio
Leia também: Receio de usar trajes de banho? Confira 4 sugestões para superar esse sentimento. 6 frases que podem elevar o amor-próprio. A seguir, confira algumas frases recomendadas por Letícia Isabela que podem ser proferidas diante do espelho para elevar a autoestima e a autoconfiança: ‘Meu corpo me possibilita realizar coisas incríveis’ ‘Eu sou única e especial’ ‘Eu tenho a capacidade de alcançar grandes feitos’ ‘Sou grata por todas as coisas que meu corpo me permite realizar’ ‘Eu posso superar desafios’ ‘Estou evoluindo e crescendo, já sou melhor do que ontem’.
Preparando-se para um encontro? Aqui estão 5 dicas para controlar a ansiedade
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo