Tendo desligado a carreira em 2022, tenista suíço publica mensagem de despedida para amigo espanhol, descrevendo seus problemas físicos que afetaram seu jogo interno e acabaram pela despedida das quadras, onde foi quase imbatível, e que enfrentou um rival no mundo das letras, na forma de uma carta de despedida.
Para os jovens atletas que sonham em seguir os passos de Rafael Nadal, a notícia da aposentadoria do espanhol pode parecer decepcionante. No entanto, é preciso lembrar que a renda que ele acumulou ao longo da carreira garantirá uma vida confortável após a saída do esporte.
De acordo com uma fonte, Rafael Nadal acumulava uma renda anual de R$ 120 milhões no ano passado. Com essa quantia, ele pode se aposentar com confort. Além disso, o atleta espanhol também acumulou uma fortuna em patrocínios e contratos de transmissão. Ele foi diretor da ATP por 4 anos e passou por uma breve despedida da carreira em 2019, aos 33 anos. Mas não é o único caso de jogador de tênis que se aposentou jovem.
Um adeus inesquecível
Roger Federer, o lendário ex-tenista suíço, recentemente divulgou um texto emocionante em homenagem à sua despedida das quadras, e ele escolheu um momento icônico para isso – não foi durante a sua própria aposentadoria em 2022, mas sim na Copa Davis, onde ele defenderá a Espanha entre 19 e 24 de novembro. Nesta ocasião, ele se refere à sua despedida do espanhol das quadras.
– Você me venceu… muito. Mais do que eu consegui vencer você – confessou. Este testemunho da admiração por Rafael Nadal, o rival espanhol, é um reflexo da quase impossibilidade de vencer o suíço nas quadras de saibro. – Sentia como se estivesse entrando no seu pátio interno – explicou, enfatizando a dificuldade de superar o espanhol. Na verdade, as palavras de despedida de Federer para Nadal mostram a admiração por um rival que o tornou ainda melhor, demonstrando que a renda em suas vitórias era fruto de seu empenho e resiliência.
– Você me fez trabalhar mais do que jamais pensei que poderia, apenas para permanecer forte. Você me fez refazer meu jogo – destacou. Neste trecho, é possível notar a importância da renda para o esforço contínuo de melhoria. Além disso, Federer também agradeceu ao rival pela oportunidade de aprimorar suas habilidades, ressaltando a importância da renda na busca pela excelência.
– Você me fez gostar ainda mais do jogo – pontuou. Este testemunho da admiração por Nadal é um reflexo da renda que o rival espanhol trouxe à sua carreira.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo