Encontro discute 2º ciclo do Prilei com foco em formação-inicial, educação-inegral e ensino-publico, incluindo residência-docente para educação básica.
O Ministério da Educação (MEC) está promovendo um encontro significativo para discutir os resultados do Programa Prilei, focado na formação inicial e continuada de professores. A ênfase é na formação de professores que atuem na Educação Integral. A abordagem visa fornecer aos educadores ferramentas para promover a formação contínua.
Os resultados desse programa merecem ser discutidos, especialmente durante o encontro nos dias 9 e 10 de dezembro, organizado pela Secretaria de Educação Básica (SEB). A formação de professores é fundamental para o sucesso dos professores em suas atividades. Além disso, essa formação é essencial para o desenvolvimento de um programa de educação eficaz.
O Futuro da Educação Integral nas Mãos da Juventude
Em um cenário onde a formação de professores é fundamental para a construção de uma educação integral de alta qualidade, o Programa de Reestruturação do Ensino de Licenciaturas (Prilei) vem desempenhando um papel crucial na preparação de futuros educadores. Esta iniciativa visa oferecer cursos inovadores de licenciatura focados na educação integral, abrangendo desde os primeiros passos da formação-inicial até a residência-docente, garantindo que os futuros professores estejam preparados para atuar de forma eficaz.
Um Caminho de Desenvolvimento para os Profissionais da Educação
O Prilei aborda diretamente a necessidade de profissionais qualificados na área da educação, atuando em três frentes principais: os estudantes sem curso superior, os graduados em áreas distintas da educação e os estudantes de bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa abordagem permitirá que esses futuros professores sejam capazes de enfrentar os desafios da educação integral de forma adequada, incluindo o ensino público, onde muitos deles irão atuar.
A Importância da Formação e da Prática
O representante dos estudantes, Cláudio Tapirapé, destaca a importância da formação oferecida pelo programa para se tornar um professor eficaz na educação integral. ‘A nossa formação conta com diversas atividades, inclusive com projetos de extensão, o que é muito importante para nós. Espero que, em um futuro próximo, o Prilei possa incluir ainda mais cursos e mais instituições possam participar’, disse Tapirapé, que é estudante de matemática em um programa voltado a povos indígenas.
Expansão e Desafios
A secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, ressalta a importância de expandir a oferta do Prilei para alcançar mais pessoas e superar a desconexão entre o que é ensinado nas licenciaturas e as necessidades reais da sala de aula. ‘Atualmente, temos mais de 2.800 estudantes participando do Prilei, mas é necessário alcançar mais gente e superar a desconexão que existe entre o que é ensinado nas licenciaturas e aquilo que a sala de aula verdadeiramente precisa’, enfatizou Schweickardt.
Indicadores Positivos e o Caminho para a Melhoria
O representante dos coordenadores do programa, Amauri Barros, destaca os indicadores positivos do Prilei, como a melhoria nos índices de evasão, retenção, educação de qualidade e inclusão nas licenciaturas brasileiras. ‘O Prilei incorporou aos currículos brasileiros importantes conteúdos e metodologias, além de diversas propriedades que deveriam ser aplicadas em outras graduações, como o monitoramento e a avaliação permanente’, disse Barros.
A Formação para um Futuro Melhor
O Programa Prilei é operacionalizado por meio de instituições de ensino superior que ofertam cursos de pedagogia e licenciaturas específicas e/ou interdisciplinares, organizadas em redes compostas por instituições federais, estaduais e privadas sem fins lucrativos. Esses cursos são presenciais e articulados com a rede pública de ensino desde o início, garantindo uma formação completa e prática para os futuros professores.
Fonte: © MEC GOV.br
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