Comissão instalada em 12 de novembro para investigar a influência das apostas virtuais no orçamento das famílias brasileiras e impacto de casas de apostas, jogos de azar e influenciadores digitais no comportamento de jogador-tigrinho.
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bets continua a se aprofundar na investigação das casas de apostas no Brasil. Nesta terça-feira (19), a CPI votou a convocação do empresário Fernando Oliveira Lima, cujo nome encontra-se associado à operação do ‘jogo do tigrinho’ no país.
O envolvimento de artistas e influenciadores digitais em promoções de plataformas de apostas virtuais também está sob os holofotes da CPI. Com a convocação de Fernandin OIG, a comissão busca esclarecer ainda mais a complexidade do tema. A votação foi realizada em meio a uma investigação que busca desvendar a profundidade do problema.
Requerimentos à CPI: Autoridades e Influenciadores no Radar
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a influência das apostas on-line no orçamento das famílias brasileiras e a possível associação com organizações criminosas continua a receber sugestões de convites para depoimentos de autoridades públicas, como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. A CPI foi instalada em 12 de novembro para investigar o jogo-tigrinho e a sua influência nas famílias brasileiras.
O senador Izalci Lucas, responsável pela maioria das sugestões, alterou a natureza dos pedidos de convocação para convite. A CPI pode ouvir, entre outros, Jorge Messias, advogado-geral da União e Ricardo Liáo, presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). O foco da CPI não se limita às autoridades, pois também visa entender como as casas-apostas, como jogos on-line, influenciadores-digitais e apostas-virtuais afetam as famílias brasileiras.
Entre os pedidos de convocação aprovados estão os artistas e influenciadores digitais Deolane Bezerra, Gessica Kayane Rocha de Vasconcelos (Gkay), Wesley Safadão, Jojo Todynho a Tirulipa. O papel desses ‘jogador-tigrinho’ no cenário das apostas on-line está sendo analisado pela CPI. Alguns deles criam conteúdos alertando sobre a diferença entre apostas e investimentos, além de mostrar os riscos envolvidos na prática.
Segundo um estudo da Anbima, no primeiro semestre de 2024, 175 influenciadores de finanças mencionaram as ‘bets’ ou termos correlatos. Essas publicações alcançaram 1,84 mil interações médias. Entre as postagens, 47,4% têm caráter contrário às apostas esportivas enquanto 47,3% adotam um tom informativo. Só 5% das postagens têm uma inclinação positiva às apostas. O estudo destaca que as postagens com maior engajamento discutiram a relação entre apostas on-line e atividades criminosas, impactos na saúde financeira e emocional dos apostadores e regulamentação deste mercado.
Fonte: @ Valor Invest Globo
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