O Goldman Sachs projeta que a receita do Mercado Ads, braço de publicidade do Mercado Livre, salte de R$ 1 bilhão para R$ 4 bilhões em 2028, impulsionado pelo volume bruto de mercadorias e gasto total com anúncios no Pago e Envio.
No universo do Mercado Livre, a publicidade é um dos principais pilares que sustentam a plataforma. Dos produtos financeiros do Mercado Pago aos serviços logísticos do Mercado Envio, não são poucos os negócios que, hoje, compõem o portfólio da empresa. Nesse pacote, porém, há uma operação mais recente, que começou a tomar forma há exatos quatro anos, e que começa a chamar atenção.
Essa operação recente é a que envolve a publicidade e a propaganda online, permitindo que os anunciantes criem campanhas personalizadas e eficazes. Com o uso de tecnologias avançadas de marketing, o Mercado Livre oferece soluções inovadoras para que as empresas alcancem seus objetivos de anúncios e vendas. Além disso, a plataforma também oferece ferramentas de análise de dados para ajudar os anunciantes a otimizar suas campanhas e maximizar seus resultados. Com isso, a publicidade no Mercado Livre se torna uma ferramenta poderosa para impulsionar o crescimento dos negócios.
Publicidade: O Futuro do Mercado Livre
De acordo com o Goldman Sachs, o Mercado Ads, braço de publicidade do grupo latino-americano, tem um potencial de crescimento significativo. Em um relatório recente, os analistas Irma Sgarz e Felipe Rached destacaram que a receita de anúncios do Mercado Livre deve aumentar de US$ 1 bilhão em 2024 para US$ 4 bilhões em 2028, representando um crescimento composto anual de 41% e uma participação de 5% no volume bruto de mercadorias (GMV) total da empresa.
A publicidade é um segmento estratégico para o Mercado Livre, e o Goldman Sachs projeta que a receita da divisão representará 10% das receitas consolidadas do grupo em quatro anos, em comparação com os 5% registrados em 2023. Além disso, a estimativa é de que o GMV total da empresa aumente em média 15% ao ano.
O Poder da Publicidade no Mercado Livre
A dupla de analistas também destacou que o Mercado Ads já representa cerca de 30% do lucro antes de juros e impostos (Ebit) consolidado do grupo e projeta que esse índice chegue a 40% até 2028, gerando mais de US$ 2 bilhões incrementais nessa linha do balanço. Isso implica que o negócio de anúncios do Mercado Livre pode gerar um Ebit de US$ 2,8 bilhões a US$ 3 bilhões até 2028, o que está no mesmo nível do Ebit projetado para o grupo como um todo em 2024.
A parceria firmada para anúncios na plataforma de streaming Disney+ e o engajamento e os dados do grupo apoiam a visão positiva para o negócio de publicidade do Mercado Livre. Isso deve permitir que o grupo desenvolva uma solução de publicidade de funil completo e desbloqueie oportunidades em anúncios de marca/display dentro e fora da plataforma.
O Mercado de Anúncios na América Latina
O Goldman Sachs também destacou que o gasto total com anúncios na América Latina deve superar a marca de US$ 50 bilhões em 2024, consolidando um crescimento composto anual nos últimos quatro anos de 24%. Embora a expansão desacelere para uma média de 14% entre 2024 e 2026, a digitalização desses gastos e a ascensão das redes de varejo nesse espaço sigam oferecendo oportunidades significativas na região.
O mercado de mídia no varejo ainda é menor no bolo total do mercado de anúncios na região, com uma previsão de crescimento médio até 2026 de 40%. O Mercado Livre já tem uma fatia significativa no setor, com um market share de cerca de 55% em 2023, e 65% no Brasil. A propaganda e os anúncios são fundamentais para o sucesso do grupo, e a publicidade é um segmento estratégico para o Mercado Livre.
Fonte: @ NEO FEED
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