Entidade com mais de 1.700 associados, movimenta 2% do PIB e tem novo vice-presidente, diretoria regional e conselhos Fiscal e Geral Ordinária.
Na última sexta-feira (22/11), a Associação Brasileira de Franquias (ABF) realizou sua Assembleia Geral Ordinária (AGO), em que, por unanimidade, foram eleitos os novos integrantes do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal para o biênio 2025/2026. A ABF é uma entidade que representa os interesses de franquias no Brasil e, com a eleição, as lideranças eleitas buscarão fortalecer a franquia no país.
A eleição contou com a participação de mais de 100 delegados, representando as principais franquias de diferentes setores, como Alameda e Café Polis. Com a eleição, a ABF se prepara para enfrentar os desafios de 2025 e 2026, que incluem a regulação da franquia e a promoção de eventos para fortalecer o ecossistema de franquias no Brasil.
Franquias: Uma Força Motriz para o Desenvolvimento Econômico
O atual presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Tom Moreira Leite, foi reeleito para liderar a entidade que representa mais de 1.700 associados, movimentando mais de 2% do PIB brasileiro. Como CEO e sócio do Grupo Trigo, responsável pelas marcas China In Box, Spoleto, Gendai, ASA Açaí e Koni Store, Leite presidiu a ABF entre 2023 e 2024, após atuar como vice-presidente de 2019 a 2022.
Durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO), ele ressaltou avanços recentes, como a digitalização do setor após a pandemia e a interiorização do franchising no Brasil. ‘Queremos aprofundar essas conquistas e avançar em temas como Reforma Tributária, franchising íntegro, educação e ESG, que continua como um dos pilares da nossa gestão’, afirmou.
Leite também destacou iniciativas importantes de sua gestão, como a criação da ABF Academy, o Portal Parceria Sebrae ABF e programas educacionais, como o Programa de Desenvolvimento de Franquias (PADF), desenvolvido em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA).
Na sequência, a vice-presidência no próximo biênio ficará a cargo de Decio Pecin, sócio e CEO das redes CNA e CTRL+Play. Pecin é contabilista e administrador, com especializações em gestão empresarial. ‘Espero encontrar uma jornada de aprendizados e pessoas que tenham a consciência de que estamos aqui para nos encher de conteúdo, práticas éticas e conquistas coletivas. Que tenhamos um biênio de muitas realizações’, disse.
Entre as novidades para o próximo mandato está a criação de uma nova diretoria regional, São Paulo Capital e Grande SP, que será liderada por Bruno Arena, diretor de Expansão da Casa do Construtor. Essa nova diretoria se junta às regionais do Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Sul, Minas Gerais (que agora abrange também o Espírito Santo) e Nordeste (que passa a atender também a região Norte).
A Comissão de Ética continuará sob a presidência de Sylvia Barros, CEO da rede The Kids Club. Além disso, a nova diretoria da ABF para o biênio conta com Jae Ho Lee, da Morana, como diretor administrativo-financeiro, e Natan Baril, do escritório Baril & Advogados Associados, à frente da diretoria jurídica.
Rodrigo Abreu, da AlphaGraphics, assume a diretoria de marketing e comunicação, enquanto Fernando de Paula, do McDonald’s, será o diretor institucional. Na área internacional, Gustavo Freitas, do Mercadão dos Óculos, assume como diretor internacional.
Claudia Vobeto, da Majô Beauty Club, ficará responsável pela capacitação, enquanto Cristy Martins, da The Body Shop, liderará a diretoria de franqueados. Felipe Buranello, da Maria Brasileira, ocupará o cargo de diretor de relacionamento, microfranquias e novos formatos.
Fonte: @ PEGN
Comentários sobre este artigo