Empresa dinamarquesa lança nova vacina contra Monkeypox aprovada nos EUA e UE, surpreendendo expectativas de vendas após ensaios decepcionantes.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou um alerta de saúde global devido à propagação da Monkeypox esta semana, motivando um aumento na produção de vacinas para conter a disseminação do vírus, conforme reportado pelo site Barron´s.
Com a necessidade urgente de um novo imunizante para combater a variante mais perigosa do vírus, os esforços dos fabricantes de vacinas estão sendo intensificados para garantir a proteção da população mundial contra essa ameaça emergente.
Vacina: A Nova Esperança Contra a Variante Perigosa
Os papéis da Bavarian Nordic (BAVA, Copenhague), que produz o imunizante único contra o vírus aprovado nos EUA e na União Europeia, tiveram um aumento de 47,20% nos últimos cinco dias. Na sessão de sexta-feira, a ação teve um salto de 17,83%. A empresa de biotecnologia dinamarquesa teve um aumento expressivo na quinta-feira devido às expectativas de crescimento nas vendas de sua vacina, a IMVANEX. Enquanto isso, a empresa farmacêutica americana Siga Technologies (SIGA; Nasdaq), que está desenvolvendo seu próprio imunizante contra Mpox, divulgou dados desanimadores de ensaios clínicos no mesmo dia. No entanto, na sexta-feira, os papéis da Siga Technologies se recuperaram e subiram 9%, totalizando um avanço de 20% em cinco dias.
Ação Rápida: Fabricantes de Vacinas na Frente da Batalha
A Bavarian Nordic está em busca da aprovação da UE para ampliar o uso de sua vacina para pessoas de 12 a 17 anos, o que gerou entusiasmo entre os investidores, considerando que a vacina poderia ser autorizada para adolescentes já no quarto trimestre de 2024. De acordo com a OMS, os jovens são os mais afetados pelo surto da nova variante de Mpox, que já causou a morte de mais de 500 pessoas este ano. A infecção viral endêmica está presente em alguns países da África Central e Ocidental e apresenta semelhanças com a varíola humana, erradicada em 1980.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo