O ano foi marcado por lesões e acidentes em várias modalidades, incluindo queda brusca, acidentes com jogadores e situações assustadoras na linha de chegada.
O ano de 2024 foi repleto de emoções no mundo esportivo, trazendo consigo uma mistura de triunfos e desafios, inclusive acidentes de caráter grave que afetaram vários atletas. O jogador Taylor Hendricks do Utah Jazz, por exemplo, sofreu uma fratura na fíbula direita durante uma partida da NBA. Além disso, o ciclista Luke Plapp, que participou do Tour Down Under, também se envolveu em um acidente que causou ferimentos nas costas.
Os acidentes, em geral, podem variar desde quedas e choques até lesões causadas por colisões ou movimentos forçados. Nesse contexto, a segurança dos atletas durante eventos e treinos é cruciais para evitar e reduzir o risco de acidentes. Vantagem de se implementar equipamentos de proteção adequados e práticas de treinamento seguras, bem como garantir que os ambientes de competição estejam aptos para suportar o esforço físico que os atletas realizam durante os eventos.
Acidentes esportivos: lembranças assustadoras
O ano de 2023 será lembrado por momentos tensos no surfe, skate, hipismo e pentatlo moderno. Alguns desses acidentes esportivos ainda são lembrados hoje: Taylor Hendricks sofre grave lesão na temporada 2023/24. No dia 28 de outubro, o jogador do Utah Jazz, Taylor Hendricks, sofreu uma fratura na fíbula direita e uma luxação no tornozelo ao cair no chão no terceiro quarto do jogo contra o Dallas Mavericks. A queda do jogador já indicava que a lesão era grave e chocou todos que estavam na quadra. Taylor segue em recuperação e deve retornar às quadras somente na temporada 2025/26 da NBA.
Os acidentes também afetam outros atletas de maneira grave. Luke Plapp, um ciclista australiano, sofreu duros ferimentos após um acidente grave no Tour Down Under, na Austrália, em janeiro. A cerca de 10km da linha de chegada da terceira etapa, que teve duração de 145km, o jovem de 23 anos caiu durante um trecho de descida, quando o pelotão ia em direção à chegada, na cidade de Campbelltown. Vários outros ciclistas também caíram no mesmo incidente, mas foram os ferimentos de Plapp que chamaram a atenção. Apesar da queda, o australiano voltou à disputa e completou a etapa, com boa parte de sua malha rasgada e ferimentos bastante extensos, que iam do ombro até o quadril e a coxa. Ele cruzou a linha de chegada quase 10 minutos após o vencedor da etapa, Sam Welsford.
Os danos também podem ocorrer em jogos de bola. Em fevereiro, Norman Powell, da equipe de Los Angeles, levou uma cotovelada de Jalen Duren no rosto durante uma disputa de bola no último quarto do jogo contra o Detroit Pistons. O ala-armador sangrou bastante e precisou deixar a quadra amparado. – Norman tomou alguns pontos, mas ficará bem – tranquilizou Tyronn Lue, técnico dos Clippers, após a partida.
Além disso, os acidentes também ocorrem em competições aquáticas. Em fevereiro, o surfista Kade Matson sofreu uma queda brusca nas ondas do Havaí durante a etapa havaiana do Circuito Mundial da WSL. Após a queda, o atleta levou a situação como uma brincadeira em post nas redes sociais. Além dele, Ethan Ewing e Shion Crawford também sofreram em Pipe (assista às vacas no vídeo abaixo). O surfista foi o último colocado na bateria que contava com o brasileiro Yago Dora e foi para a repescagem, mas conseguiu se manter vivo na competição. – Situação bem assustadora 😳 feliz por estar vivo e lutar mais um dia! Agora seria melhor dar uma boa risada, certo? – brincou Kade Matson.
Em competições de hipismo, as lesões também podem ser graves. Em um dos saltos da prova de hipismo do pentatlo moderno das Olimpíadas de Paris, o cavalo derrubou o obstáculo, e a atleta francesa Marie Oteiza sofreu uma queda feia por cima do aparelho. Ex-número 1 do mundo, ela deixou a pista mancando e emocionada, enquanto recebia os aplausos do público. Por causa do erro, Marie acabou eliminada da prova, comprometendo também a sua pontuação no geral.
Os jogadores também podem sofrer quedas feias durante a competição. Em fevereiro, o colombiano sofreu uma queda feia do cavalo durante a etapa da SLS. O atleta caiu de rosto no chão, mas conseguiu se levantar e continuar competindo. O incidente ocorreu durante a etapa da SLS, um evento de skate que reúne os melhores atletas do mundo.
Os acidentes esportivos também podem afetar os jogadores de maneira grave. Em janeiro, o jogador do Utah Jazz, Taylor Hendricks, sofreu uma fratura na fíbula direita e uma luxação no tornozelo ao cair no chão no terceiro quarto do jogo contra o Dallas Mavericks. A queda do jogador já indicava que a lesão era grave e chocou todos que estavam na quadra. Taylor segue em recuperação e deve retornar às quadras somente na temporada 2025/26 da NBA.
Os acidentes também podem ocorrer em competições aquáticas. Em fevereiro, o surfista Kade Matson sofreu uma queda brusca nas ondas do Havaí durante a etapa havaiana do Circuito Mundial da WSL. Após a queda, o atleta levou a situação como uma brincadeira em post nas redes sociais. Além dele, Ethan Ewing e Shion Crawford também sofreram em Pipe (assista às vacas no vídeo abaixo). O surfista foi o último colocado na bateria que contava com o brasileiro Yago Dora e foi para a repescagem, mas conseguiu se manter vivo na competição. – Situação bem assustadora 😳 feliz por estar vivo e lutar mais um dia! Agora seria melhor dar uma boa risada, certo? – brincou Kade Matson.
Os acidentes também podem afetar os atletas de maneira grave. Em janeiro, o ciclista australiano Luke Plapp sofreu duros ferimentos após um acidente grave no Tour Down Under, na Austrália. A cerca de 10km da linha de chegada da terceira etapa, que teve duração de 145km, o jovem de 23 anos caiu durante um trecho de descida, quando o pelotão ia em direção à chegada, na cidade de Campbelltown. Vários outros ciclistas também caíram no mesmo incidente, mas foram os ferimentos de Plapp que chamaram a atenção. Apesar da queda, o australiano voltou à disputa e completou a etapa, com boa parte de sua malha rasgada e ferimentos bastante extensos, que iam do ombro até o quadril e a coxa. Ele cruzou a linha de chegada quase 10 minutos após o vencedor da etapa, Sam Welsford.
Os acidentes também podem ocorrer em competições de hipismo. Em um dos saltos da prova de hipismo do pentatlo moderno das Olimpíadas de Paris, o cavalo derrubou o obstáculo, e a atleta francesa Marie Oteiza sofreu uma queda feia por cima do aparelho. Ex-número 1 do mundo, ela deixou a pista mancando e emocionada, enquanto recebia os aplausos do público. Por causa do erro, Marie acabou eliminada da prova, comprometendo também a sua pontuação no geral.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo