Leguminosas e derivados do leite são alimentos ricos em proteína vegetal, com teor baixo de gordura, oferecendo um valor biológico alto para o sistema imunológico e saúde cardiovascular.
O ovo é considerado um alimento essencial para atividades físicas intensas, uma vez que é rico em proteína, que é fundamental para o ganho de massa muscular. A proteína é composta por aminoácidos, que são os blocos de construção das proteínas e são essenciais para a manutenção e o crescimento muscular. A recomendação de consumo de proteína diária varia de pessoa para pessoa, mas os esportistas precisam consumir uma quantidade maior para apoiar o treinamento.
Alimentos Ricos em Proteína: Onde Encontrar Alternativas ao Ovo
A proteína é um nutriente essencial para o organismo, e a sua ingestão deve ser adequada para manter a saúde em dia. Embora o ovo seja uma excelente fonte de proteína, alguns indivíduos podem não consumi-lo por razões variadas, como ideologia ou preferência pessoal. Nesse caso, é fundamental conhecer alimentos ricos em proteína para substituir o ovo e manter a ingestão de proteínas em dia.
A nutricionista Paula Hibari, do Fleury Medicina e Saúde, explica que o ovo é considerado uma proteína de alto valor biológico devido à sua composição de aminoácidos essenciais. No entanto, a ingestão desses aminoácidos pode ser dividida ao longo do dia, aproveitando a combinação de alimentos ricos em proteína, como a clássica parceria brasileira de arroz e feijão. O aminoácido faltante em um, está presente no outro, tornando a combinação completa.
Um ovo contém entre 6g e 7g de proteínas, o que significa que outros alimentos devem ser consumidos em quantidades adequadas para alcançar esse valor. Por exemplo, 100g de lentilha contêm 9g de proteína, tornando-a uma excelente opção para fortalecer o sistema imunológico e manter o intestino saudável.
Alimentos Ricos em Proteína para Substituir o Ovo
Segue aqui 8 alimentos ricos em proteína que podem substituir o ovo na dieta:
1. Lentilha: 100g de lentilha contêm 9g de proteína. Além disso, é rica em vitaminas e minerais essenciais para o sistema imunológico e funcionamento intestinal.
2. Pasta de amendoim: 2 colheres (de sopa) de pasta de amendoim contêm 9g de proteína. Além disso, é rica em ômega 3 e auxilia na sensação de saciedade.
3. Sementes de abóbora: 100g de sementes de abóbora contêm 19g de proteína. Além disso, fortalecem a imunidade, são ricas em ômega 3 e ômega-6, e ajudam a promover a saúde cardiovascular.
4. Queijo cottage: 100g de queijo cottage de baixo teor de gordura contêm 11g de proteína. Além disso, é rico em cálcio e vitamina B12, nutrientes que ajudam a prevenir a resistência à insulina.
5. Tofu: O tofu é feito a partir de soja e é uma excelente fonte de proteína vegetal. A quantidade de proteína pode variar, mas geralmente é de cerca de 8g a 10g a cada 100g, dependendo do tipo de tofu.
6. Grão-de-bico: Quando cozido, o grão-de-bico contém aproximadamente 19g de proteína por 100g. Além disso, é fonte de fibras e nutrientes essenciais para a saúde, como ferro, zinco e vitaminas do complexo B.
7. Quinoa: A quinoa contém todos os aminoácidos essenciais, tornando-se uma excelente fonte de proteína para vegetarianos e veganos. Ela contém cerca de 14g de proteína por 100g de quinoa cozida.
8. Carnes em geral: As carnes, além de saborosas, são excelentes fontes de proteína. O frango, por exemplo, possui 27g de proteína a cada 100g, tornando-se uma opção popular na dieta de muitas pessoas.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo