Alguns alimentos de alto teor de água podem perder vitamina C quando expostos a altas temperaturas.
O almoço de domingo é uma tradição em muitas casas brasileiras. Além dos variados alimentos de origem animal, as frutas e legumes também marcam presença na mesa, trazendo mais cor e sabor para a refeição. Os alimentos frescos e saudáveis são essenciais para garantir uma refeição equilibrada e saborosa, sendo que a diversidade de opções torna o momento ainda mais especial.
Para preparar um almoço delicioso, é fundamental escolher os melhores ingredientes e saber como combiná-los. Além dos alimentos tradicionais, como arroz e feijão, incluir legumes e verduras no cardápio é uma excelente forma de garantir uma refeição nutritiva e saborosa. A escolha dos alimentos frescos e de qualidade faz toda a diferença no resultado final do prato, proporcionando uma experiência gastronômica única e inesquecível.
Alimentos que não devem ser grelhados
Ao MeuBem-Estar, a especialista em nutrição Letícia Carbinatti, do Centro Nutricional Nutrindo Ideais, elaborou uma relação de ingredientes naturais que é preferível evitar grelhar. Confira!
Os alimentos que não devem ser grelhados
1 – Pepinos: Segundo Letícia, os pepinos são mais benéficos quando consumidos crus. O alimento, que contém um alto teor de água e é uma fonte rica em potássio e em vitaminas C e K, tende a perder grande parte de seus nutrientes durante o processo de grelhagem.
2 – Abobrinha: A exposição intensa ao calor pode resultar na degradação de certas vitaminas sensíveis, como a vitamina C, que está presente em abundância na abobrinha. Ao grelhar, é possível escolher cortar o vegetal em pedaços maiores.
3 – Tomates (exceto tomates-cereja): O tomate, ingrediente que também é rico em vitamina C, tende a perder grande parte de seu valor nutricional quando submetido a altas temperaturas. ‘Tomates-cereja ou tomates pequenos são mais adequados para grelhar, pois mantêm a integridade e os nutrientes. Tomates maiores podem ser preparados de outras maneiras, como assados ou em molhos’, aconselha a especialista em nutrição.
4 – Beterraba Crua: Quando grelhada ainda crua, a beterraba pode perder nutrientes essenciais, como folato, manganês, potássio e fibras. A grelhação de beterraba crua pode resultar em um cozimento desigual, levando à perda de nutrientes devido à má cocção. O mais indicado, de acordo com Letícia, é pré-cozinhar a beterraba antes de grelhá-la.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo