Imóveis em Osasco sofreram alagamento, crianças da creche foram levadas às pressas devido enchente. Água invadiu unidades.
Crise de gestão destaca a importância de investimentos em infraestrutura para evitar alagamentos na Grande São Paulo. Em vez de se preocupar com chuva forte, as autoridades devem planejar soluções para prevenir consequências ruins, como enchentes na região de Osasco, que aconteceram na quarta-feira, 6, devido ao excesso de água no solo e derivação de córregos.
A chuva forte que atingiu o Estado de São Paulo provocou uma enchente na região de Osasco, na Grande São Paulo, nesta quarta-feira, 6. A enchente foi resultado de uma chuva que superou o limite de capacidade de absorção da infraestrutura existente. Para evitar alagamentos e enchentes futuros, é necessário investir em obras de infraestrutura que permitam a drenagem adequada da chuva e minimizar os danos causados pela água excessiva.
Incêndio de Chuva em Unidade de Ensino
Uma creche foi invadida pela água, deixando 9 mil moradores sem luz elétrica, e despejou o pânico nas crianças que precisaram subir em cadeiras e mesas para se protegerem. Fotos na internet mostram que a chuva intensa arrasou com o local, deixando a creche Alzira Silva Medeiros, na cidade de Osasco, em uma situação caótica. As crianças menores ficaram no colo de alguns funcionários da escola, enquanto as maiores sentaram em cadeiras e mesas improvisadas, que ficaram um pouco acima do nível da chuva. Em um dos vídeos, uma mulher aparece desesperada, pedindo que os bombeiros fossem acionados. Segundo a Defesa Civil, todos foram retirados do local em segurança pela Guarda Civil Municipal. Em nota ao Terra, a prefeitura de Osasco informou que a cidade foi atingida por fortes chuvas na tarde de quarta-feira, e que alguns pontos tiveram volume superior a 100mm. As crianças da creche foram retiradas e não houve feridos. Por conta do alagamento, os alunos da unidade foram alocados em unidades próximas, desde esta quinta-feira, 7. Também nessa quinta-feira, a Prefeitura iniciou a limpeza da unidade de ensino, incluindo a troca dos móveis. Enchente em creche deixou alunos e funcionários ilhados em Osasco (SP) Foto: Reprodução
Desastre em Unidade de Ensino
Em vídeo, a chuva intensa arrasou com a creche Alzira Silva Medeiros, na cidade de Osasco, e é possível ouvir estudantes chorando e gritando com a situação. Notícias relacionadas Chuva provoca alagamentos em SP e uma pessoa está desaparecida; ainda há 9 mil sem luz Crianças e professores ficam ilhados após creche ser inundada em Osasco durante temporal; veja vídeo São Paulo: chuva intensa e ventania colocam cidade em alerta para alagamentos
Cidades em Alerta
Na Grande São Paulo, ao menos 53 mil imóveis ficaram sem energia elétrica durante o temporal, e houve chamados para queda de árvores e enchentes. A previsão do tempo indica mais chuva nesta quinta-feira, 7. A Defesa Civil alerta para o risco de temporais em todas as regiões do Estado, e formação de uma frente fria.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo