Marca esportiva suspendeu o guidance de 2024 e adiou o investor day para que o novo CEO Elliott Hill possa criar estratégias para melhorar as vendas da companhia.
A Nike enfrentou um declínio de 10% nas vendas, atingindo US$ 11,59 bilhões, em um período trimestral que se encerrou em agosto, em comparação ao mesmo intervalo de anos anteriores. Esse resultado negativo levou a empresa a substituir o CEO John Donahoe pelo experiente Elliott Hill, que assume o comando em um momento crítico.
Essa mudança de liderança ocorre em um período de ajustes para a Nike, que agora suspendeu o guidance para o ano e adiou o investor day. A empresa busca reestruturar suas estratégias para recuperar o terreno perdido nos anos recentes. Agora é hora de repensar e redefinir os objetivos. Com a experiência de Elliott Hill, a Nike espera superar essa fase de dificuldades e retomar o crescimento em um ciclo de recuperação.
Um Novo Ciclo para a Nike
A Nike decidiu postergar seu evento com investidores e suspender a projeção de resultados do ano com a nova estratégia de vendas para o último trimestre do ano, dando tempo ao novo CEO para mergulhar nos números e nos problemas da empresa. Isso permitirá que o novo CEO, Elliot, tenha a flexibilidade para se reconectar com os funcionários e equipes, avaliar as estratégias e tendências de negócios atuais e desenvolver planos para melhor posicionar o negócio para o ano fiscal de 26 e além, segundo Matthew Friend, CFO da Nike.
A decisão de postergar o evento com investidores e suspender a projeção de resultados do ano é uma medida para dar ao novo CEO o tempo necessário para avaliar a situação atual da empresa e desenvolver uma nova estratégia para o futuro. Isso é especialmente importante, considerando que a Nike está passando por um período de desaceleração da inovação e de uma estratégia de varejo desatualizada.
Um Período de Mudança
A mudança de liderança na Nike vem após meses de vendas abaixo do esperado, à medida que os tênis da Nike se tornaram obsoletos numa indústria próspera. O resultado vem na esteira da desaceleração da inovação e de uma estratégia de varejo desatualizada. A empresa diz estar trabalhando para corrigir esses problemas.
Um exemplo desses problemas são os tênis Jordan de edição limitada, que ajudaram a gigante dos tênis alcançar US$ 51 bilhões em vendas no ano passado. No entanto, o que há um ano atrás parecia um sucesso, hoje já não é mais. A Nike lançou mais de 700 tênis diferentes da marca Jordan em 2022 e 2023, respectivamente – mais do que já havia lançado em um único ano. Isso se tornou problema para a Nike pela facilidade de conseguir um par. O que deveria ser exclusivo se tornou commodity.
Um Novo Caminho
A Nike está reduzindo agressivamente a oferta desses produtos para salvar os seus ténis mais icônicos. No entanto, apesar do esforço para reduzir o número de lançamentos de edições limitadas, a procura por novos modelos continua baixa e os lançamentos ainda apresentam um desempenho inferior nas aplicações e no site da Nike. A Nike domina o mercado, mas continua perdendo participação para os concorrentes.
As vendas de tênis Nike e Jordan na StockX caíram 21% no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado, informou o mercado online em agosto. As negociações das rivais Asics e Adidas cresceram cerca de 600% e 90%, respectivamente, disse a StockX. Embora os funcionários da Nike e grande parte de Wall Street comemoraram a chegada de Hill – as ações da empresa subiram 6% no dia seguinte ao anúncio – os analistas alertaram que os efeitos da sua liderança poderão não ser sentidos durante meses. A ação acumula quase 8% de queda no ano.
Fonte: @ NEO FEED
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