Aumento acentuado de ansiedade em relação à matemática entre os alunos, especialmente no Brasil, no contexto de avaliação internacional da aprendizagem.
Segundo uma pesquisa recente, 79,5% dos estudantes brasileiros experimentam ansiedade em relação às suas notas em matemática, o que é um dos indicadores mais altos entre os países da OCDE. Além disso, esses estudantes também apresentam um alto nível de pânico e medo quando lidam com problemas matemáticos, o que pode levar a uma grande insegurança e preocupação.
De acordo com os últimos resultados de 2022, a condição socioeconômica dos alunos brasileiros está directamente relacionada ao seu desempenho. Isso significa que os estudantes de famílias menos favorecidas podem sentir insegurança e angústia em relação ao seu futuro acadêmico e profissional, o que pode afetar negativamente sua capacidade de aprender e se desenvolver. Além disso, o estresse causado pela ansiedade pode levar a uma maior taxa de abandono escolar e a dificuldades em desenvolver habilidades básicas em matemática. Dessa forma, é fundamental que as escolas e os educadores desenvolvam estratégias para lidar com esses problemas e promover um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e suportivo.
Ansiedade entre os estudantes de matemática: um problema de saúde mental
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) realizou uma pesquisa internacional sobre educação, que revelou que os estudantes estão desenvolvendo uma postura cada vez mais negativa em relação ao aprendizado de matemática. A ansiedade em relação à matemática é um problema que afeta não apenas o desempenho dos estudantes, mas também sua prontidão para o aprendizado ao longo da vida. De acordo com o relatório da OCDE, 65% dos estudantes da OCDE e parceiros têm ansiedade em relação às suas notas em matemática, enquanto cerca de 40% dos estudantes ficam nervosos, tensos ou desamparados resolvendo problemas matemáticos.
Índices alarmantes de ansiedade em relação à matemática
No Brasil, os índices são ainda mais alarmantes. 79,5% dos estudantes têm ansiedade em relação às suas notas em matemática, enquanto 62,3% ficam nervosos, tensos ou desamparados resolvendo problemas matemáticos. Esses números são preocupantes, especialmente considerando que a matemática é uma disciplina fundamental para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e para a preparação para a vida profissional.
A influência da pandemia de Covid-19
A pesquisa da OCDE também revelou que a pandemia de Covid-19 teve um impacto significativo na ansiedade dos estudantes em relação à matemática. A maioria dos países apresentou um aumento nos índices de ansiedade em relação à matemática em comparação com 2012, com a Europa e a América Latina tendo aumentos significativos. Somente a Coreia do Sul, Singapura e Tailândia foram os únicos países onde os índices de ansiedade caíram entre 2012 e 2022.
A importância da autoeficácia
A autoeficácia é um fator importante para o sucesso dos estudantes em matemática. É a capacidade de acreditar em suas habilidades e capacidades para praticar certas atividades e realizar tarefas, mesmo quando encontram dificuldades. A pesquisa da OCDE mostrou que os países com os menores níveis de autoeficácia também têm os maiores níveis de ansiedade em relação à matemática. É o caso da Argentina, do Brasil e de Brunei, que apresentaram os menores níveis de autoeficácia e os maiores níveis de ansiedade em relação à matemática.
A necessidade de políticas públicas
A OCDE enfatiza a necessidade de políticas públicas para cuidar da saúde mental dos alunos e reduzir a ansiedade em relação à matemática. Isso pode incluir a implementação de programas de apoio à saúde mental, a fornecimento de recursos para os professores e a criação de ambientes de aprendizado mais seguros e apoiantes. A ansiedade em relação à matemática é um problema que afeta não apenas os estudantes, mas também a sociedade como um todo. É importante abordar esse problema de forma eficaz para garantir que os estudantes sejam prontos para o aprendizado ao longo da vida.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
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