Falhas de planejamento e governança podem atrasar ou sobrecarregar projetos de infraestrutura, transporte e social, afetando a gestão e estimativas de custos em Grandes Projetos.
Os prazos de entrega e os orçamentos de projetos de construção ou reforma muitas vezes são apenas estimativas otimistas. A falta de planejamento adequado, práticas de governança ineficazes e uma série de obstáculos imprevistos podem levar a atrasos ou aumentos significativos nos custos de projetos. Isso pode ser observado em diversas áreas, incluindo a construção civil.
Um estudo realizado pela Boston Consulting Group (BCG) revela que essa tendência é comum em empreendimentos desenvolvidos pelo poder público. A construção de infraestruturas, por exemplo, pode ser afetada por uma série de fatores, incluindo mudanças nas regulamentações, problemas de logística e a falta de recursos. Além disso, a obra pode ser atrasada devido a questões burocráticas ou à falta de planejamento adequado, o que pode resultar em custos adicionais e prazos estendidos.
Projetos de Infraestrutura: Desafios Globais
Um relatório elaborado por uma consultoria internacional, com base na avaliação de 379 grandes empreendimentos em 14 países, incluindo o Brasil, revela que projetos de infraestrutura social apresentam uma média de atraso de 31% e um sobrecusto de 41%. Isso significa que, em todo o mundo, a construção de pelo menos 3 a cada 10 hospitais, prisões, escolas ou outros edifícios públicos excedem o prazo previsto. Além disso, projetos de transporte enfrentam, em média, um atraso de 35% e um sobrecusto de 59%.
Esses dados são preocupantes, pois indicam que os custos adicionais acabam prejudicando a população. Segundo Thiago Cardoso, diretor e sócio da consultoria, ‘é importante que os governos façam uma avaliação melhor dos cenários antes de iniciar um projeto’. Isso é fundamental para evitar atrasos e sobrecustos que podem ter impactos negativos na sociedade.
Estudo Internacional de Projetos de Infraestrutura
A consultoria elaborou o estudo ‘Benchmarking de Grandes Projetos de Infraestrutura Internacionais’ para examinar o cumprimento de custos e cronogramas, refletindo a experiência de governos e empresas privadas globalmente na execução dessas obras em larga escala. O estudo avaliou projetos de transporte rodoviário e ferroviário que custaram mais de 500 milhões de dólares, além de infraestrutura que custaram mais de 250 milhões de dólares em 14 países.
Segundo Cardoso, uma das conclusões é que o cenário é semelhante entre os vários países analisados. ‘A partir da mostra de 14 países, observamos que não existem diferenças significativas de um lugar para outro em relação à proporção de atrasos e sobrecustos’, afirma. No entanto, as assimetrias mais marcantes são notadas na complexidade dos projetos desenvolvidos.
Desafios na Construção de Projetos Complexos
O estudo mostra que projetos de transporte que envolvem a construção de túneis apresentaram maiores atrasos e sobrecustos que a média. Além disso, projetos com valores acima de 5 bilhões de dólares tiveram um custo além do previsto inicialmente em 77% dos casos. Isso indica que a complexidade e o tamanho dos projetos são fatores importantes que contribuem para atrasos e sobrecustos.
De acordo com o relatório, existem seis justificativas principais para os atrasos e gastos excedentes: dificuldade de desenvolver estimativas precisas de custos nos estágios iniciais dos projetos, gestão de mudanças, sistemas de governança e gestão da execução insuficientes, incertezas e ajustes do projeto e escopo, e custos decorrentes de atrasos. Esses desafios devem ser considerados pelos governos e empresas privadas ao planejar e executar projetos de infraestrutura.
Fonte: © Estadão Imóveis
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