Pagamentos com 4,77% de reajuste começam, beneficiando 12,2 milhões de pessoas acima do piso nacional no Índice Nacional de Preços, com calendário de pagamento e alíquota progressiva, acessível no Meu INSS.
Os pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltam a ser objeto da atenção de todos, uma vez que eles estão programados para começar amanhã, dia 3 de fevereiro. Nesse contexto, vale ressaltar que os salários de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios que recebem acima do salário mínimo começam a ser pagos com reajuste.
Os pagamentos com o aumento de 4,77%, calculado com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 12 meses acumulado até dezembro de 2024, estão programados para acontecer entre 3 a 7 de fevereiro. O benefício de reajuste, que segue em vigor, beneficia diretamente aposentados e pensionistas que recebem acima do salário mínimo, em um movimento visando equilibrar o salário com o poder de compra dos cidadãos, evitando assim situações de inadimplência.
Reajuste do Salário Mínimo e Implicações para Benefício
O novo teto previdenciário para 2025 será de R$ 8.157,40, retroativo a 1º de janeiro. Atualmente, 12,2 milhões de beneficiários recebem acima do piso nacional, dos quais 10,6 mil ganham o teto da Previdência Social. Esta alteração pode afetar significativamente o benefício dos pensionistas e aposentados, aumentando o valor do salário mínimo para R$ 1.518. Este aumento deve ser considerado por aqueles que recebem benefício, uma vez que o salário mínimo é o piso para o pagamento de benefícios do INSS.
Além disso, o calendário de pagamento dos beneficiários que recebem até um salário mínimo já está em andamento e se estende até 7 de fevereiro. Um total de 28,5 milhões de pessoas, cerca de 70% do total dos aposentados e pensionistas, ganham até um salário mínimo. Este é um número significativo e deve ser considerado pelo INSS ao definir a data e valor do pagamento.
Calendário de Pagamento do INSS
O calendário completo de pagamentos do INSS para aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios como auxílio-doença ou BPC (Benefício de Prestação Continuada) foi divulgado em dezembro de 2024. Para saber o dia do pagamento, basta verificar o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador. Além disso, o valor do pagamento também pode ser acessado pelo site Meu INSS, disponível para todos os beneficiários.
Reajuste da Alíquota Progressiva de Contribuição
As faixas de contribuição ao INSS 2025 dos trabalhadores empregados, domésticos e trabalhadores avulsos também foram atualizadas. A alíquota progressiva de contribuição foi alterada e começa a valer para os salários de janeiro, pagos em fevereiro. Isso pode afetar significativamente o salário dos trabalhadores, aumentando a carga de contribuição para o INSS.
Importância do Benefício para Aposentados e Pensionistas
O benefício é fundamental para a sobrevivência de aposentados e pensionistas, muitos dos quais recebem apenas um salário mínimo. O aumento do teto previdenciário e do salário mínimo pode trazer uma melhoria significativa para essas pessoas, garantindo uma renda mais estável e segura. Além disso, o benefício também pode ser considerado um benefício social, uma vez que ajuda a garantir a dignidade e o bem-estar dessas pessoas.
Como Fazer a Consulta do Pagamento do INSS
Para saber quanto vai receber do INSS, o aposentado ou pensionista pode acessar o site Meu INSS, disponível para todos os beneficiários. Além disso, também é possível fazer a consulta pelo aplicativo Meu INSS, disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS. O atendimento também está disponível pela Central 135, de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo