A prática exige cuidados para não oferecer riscos à saúde, como objetos para a masturbação e higiene, áreas de maior excitabilidade, períodos de ausência de parceiro, acessórios apropriados, anatomia da região genital, problemas gerados pelo mau uso, higienização dos objetos, lubrificação adequada e uso de produtos para produção de líquidos fisiológicos.
A autoestimulação, também conhecida como masturbação, é uma prática comum e natural que muitas pessoas praticam regularmente. Ela não é algo a ser envergonhado ou considerado como algo “de baixo nível”.
A autoestimulação sexual pode ser uma ferramenta valiosa para explorar o corpo e a estimulação genital, levando a orgasmos e uma sensação de alívio. Além disso, ela pode ser uma maneira de se conectar com a própria atividade sexual e entender melhor as próprias relações sexuais e preferências. Em última análise, a autoestimulação pode ser uma parte saudável e normal da vida sexual de muitas pessoas.
Conheça a Importância da Autoestimulação
Do ponto de vista da fisiologia e da saúde, a prática de estimulação autoinduzida é algo natural, integrante do desenvolvimento da sexualidade das mulheres e homens, evitando doenças e infecções. No entanto, é comum encontrar indivíduos que não sabem como se estimular de forma adequada, evitando doenças e infecções. Vamos responder a algumas dúvidas a seguir sobre a autoestimulação:
A autoestimulação é uma atividade sexual que envolve a estimulação dos próprios órgãos genitais com o objetivo de alcançar o prazer e/ou o orgasmo. É uma prática comum entre os seres humanos, desde a infância até a velhice.
A autoestimulação é uma forma de explorar o próprio corpo e entender melhor suas necessidades e desejos sexuais. Além disso, pode ser uma ferramenta útil para a saúde sexual, ajudando a:
– Reduzir o estresse e a ansiedade;
– Melhorar a autoconfiança e a autoestima;
– Aumentar a satisfação sexual;
– Ajuda a entender melhor o seu próprio corpo e suas necessidades sexuais;
– Pode ajudar a identificar problemas de saúde sexual, como disfunção erétil ou dor durante o sexo.
Importância da Higiene e Cuidados com Acessórios
Ao utilizar objetos para a autoestimulação, é fundamental que os acessórios sejam feitos para essa finalidade. ‘Dessa forma, quando vamos usar objetos ou acessórios para aumentar o prazer, é necessário ter cuidados e se certificar de que ele é apropriado para a prática e atende a anatomia da região genital’, diz um especialista em saúde sexual.
Existem vários acessórios que podem acrescentar algo diferente à prática para escapar da rotina e que são 100% seguros. ‘Evite improvisar ou adaptar nessa área, pois as complicações são sérias e podem obrigar longos períodos de abstinência para a recuperação’, lembra o especialista.
Além disso, problemas gerados pelo mau uso de acessórios durante a autoestimulação levam o paciente ao pronto-socorro, situação que pode causar constrangimento.
Lubrificação e Uso de Camisinha
Preciso usar camisinha na autoestimulação solitária? Não necessariamente. Havendo higienização dos objetos e lubrificação adequada, a camisinha é dispensável para a autoestimulação. Porém, caso a mulher se estimule tanto pela vagina quanto pelo ânus, o ideal seria colocar nas mãos ou no objeto uma camisinha diferente para cada uma das práticas. Dessa forma, mantém-se a higiene e evita que a pessoa interrompa a autoestimulação para fazer essa lavagem.
Preciso usar lubrificante na autoestimulação? Depende de cada um. ‘A própria excitação sexual determina a produção de líquidos fisiológicos que são lubrificantes naturais, tanto no pênis quanto na vagina’, explica o especialista. Mas a situação muda quando a autoestimulação é anal. ‘Nesse caso é importante utilizar, pois o ânus não possui lubrificação, nem quando a pessoa está excitada’, diz o especialista. Procure um lubrificante à base de água e nunca use outros produtos, especialmente com álcool na composição.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo