Nomeações de Trump para o novo governo, ligadas à temática da inteligência artificial, animaram os papéis do S&P 500, principalmente pelas ações de tecnologia, com Tesla puxando a categoria.
O mercado brasileiro sabem que o indicador das 500 maiores empresas americanas, o S&P 500, está em alta há bastante tempo e o que reúne ações de tecnologia, o Nasdaq, também não escapou da onda de crescimento. A segunda-feira foi de novos recordes para esses indicadores, após o anúncio de criação de vagas nos Estados Unidos em novembro.
Esse movimento no mercado de trabalho reforçou o que muitos especialistas já vinham dizendo, ou seja, que o mercado de ações está em uma faixa de alta e o aquecimento pode continuar. Algo que pode afetar, por exemplo, o S&P 500, que está cada vez mais distante dos patamares pré-pandemia. Mas, ainda assim, o preço das ações de tecnologia que são negociadas no Nasdaq não para de subir. Desse modo, a inflação, que é um dos principais motivos de preocupação para os investidores, não parece ser um grande problema, pelo menos por enquanto.
Reação do Mercado ao Sindicato de Empregos
O mercado de trabalho dos Estados Unidos experimentou uma semana positiva, com a criação de 227 mil vagas de empregos em novembro, ultrapassando as expectativas de 200 mil vagas. No entanto, a taxa de desemprego aumentou ligeiramente, para 4,2%, acima das expectativas de estabilidade em 4,1%. Essa notícia impactou fortemente o mercado de ações, com o S&P 500 avançando 0,25%, para 6.090 pontos, enquanto o Nasdaq valorizou 0,78%, para 19.855 pontos.
Influência do Mercado de Ações na Economia
O desempenho do mercado de ações é um indicador crítico da saúde da economia. Com a criação de vagas de empregos em novembro, o mercado de ações experimentou uma semana positiva, com a Tesla liderando a valorização, com 10,2%. Já as ações da Apple subiram 2,4% na semana. Os setores do S&P 500 tiveram desempenhos mistos, com o consumo discricionário subindo 4,1%, puxado principalmente por Tesla.
Impacto do Mercado de Ações no Custo de Vida
A taxa de desemprego é um indicador importante do custo de vida. Com a taxa de desemprego aumentando para 4,2%, há expectativas de que o Fed possa cortar a taxa de juros em 0,25 ponto percentual em dezembro. Isso pode impactar negativamente o mercado de ações, com o Dow Jones caindo 0,28% para 44.642 pontos.
Opções para Investir no Mercado de Ações
Para investir no mercado de ações, é importante observar as tendências e tendências das grandes empresas de tecnologia. Com a possibilidade de banimento do TikTok no país e a nomeação de David O. Sacks como ‘czar’ de Inteligência Artificial no governo Trump, as ações da Meta (META; Nasdaq) subiram 2,44%, atingindo uma nova máxima histórica.
Risco e Retorno no Mercado de Ações
No entanto, o mercado de ações também apresenta riscos. Com a criação de vagas de empregos em novembro, há expectativas de que o Fed possa cortar a taxa de juros em 0,25 ponto percentual em dezembro. Isso pode impactar negativamente o mercado de ações, com a criação de vagas de empregos em novembro, ultrapassando as expectativas de 200 mil vagas.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo