Arte polêmica influenciou uma sobremesa doce inspirada na fruta, servida no restaurante, por cerca de R$ 35 milhões.
Na noite de 8 de maio de 2019, a obra de arte banana mais cara do mundo se tornou destaque após ser leiloada por US$ 6,2 milhões na casa de leilões Sotheby’s. A criação do artista italiano Maurizio Cattelan não foi apenas uma banana qualquer, mas sim uma obra conceitual que chama a atenção pela sua simplicidade e originalidade.
Desenvolvida em 2019, a obra de arte em questão, banana, despertou o interesse de compradores de todo o mundo. Com a venda alcançando um valor de $6,2 milhões, é fácil perceber que a banana se tornou um símbolo de riqueza e status. Além disso, a obra conceitual de Maurizio Cattelan, que apresenta a fruta colada com fita em uma parede, trouxe à tona o debate sobre a autenticidade da arte e a definição de obra de arte.
Um Chef Recria a Ilustre Banana
Para combinar a sensação da polêmica, o renomado chef Diego Lozano, membro do conselho de jurados do MasterChef, decidiu transforamar a icônica banana em uma sobremesa inovadora. O objetivo é oferecer ao público uma experiência gastronômica única e provocante, com o mesmo impacto que uma obra de arte de grande valor. O resultado foi o doce ‘Isso não é uma banana’, servido no restaurante Levena, em Pinheiros, São Paulo.
A base da sobremesa é composta por mousse de coco, misturada com a doçura de geleia de maracujá. Além disso, ela é envolvida por um crocante de coco, adicionando um toque crocante. O toque final é dado pela mistura de biscuit de amêndoas, que oferece uma textura única.
A inspiração para essa sobremesa, de fato, veio de uma obra de arte. A famosa banana ‘flutuante’, adquirida pelo empresário Justin Sun, foi o ponto de partida. O valor da obra, que se transformou em polêmica, também influenciou o chef, que afirmou: ‘Isso não é uma banana’ é uma homenagem à arte e à gastronomia. ‘Quando vi o preço da banana, pensei: ‘Por que não brincar com isso?’. A arte está aí para provocar, e a gastronomia também pode fazer o mesmo,’ disse. O objetivo do chef, ao criar essa sobremesa, era trazer ao público não só um prato para degustar, mas uma experiência. Com o lançamento do ‘Isso não é uma banana’, Lozano pretendeu oferecer ao público uma conexão entre arte e gastronomia.
A sobremesa não é apenas uma criação do chef, mas também uma obra de arte em si. O resultado é um doce doce, envolvido em uma camada de cobertura que evoca um quadro de arte. ‘Isso não é uma banana’ já era uma das sobremesas mais populares no cardápio do restaurante, mas agora, com a forte conexão com a obra de arte, ela está fazendo ainda mais sucesso. As pessoas adoram a história por trás dela’, afirmou Lozano.
Fonte: @ PEGN
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