Formuladores de política monetária de vários países aguardam a agenda comercial do presidente eleito dos EUA, que poderá impor tarifas de sobretaxa, afetando economias internas e global.
A mudança na política de juros dos Estados Unidos, anunciada após a eleição de Donald Trump, elevou a expectativa de juros em todo o mundo. Com isso, os bancos centrais de vários países precisaram alocar seus recursos para lidar com a inflação cada vez maior, tendo em vista que o aumento das tarifas internacionais pode afetar a economia.
Segundo especialistas, a inflação poderá se tornar um problema grave, dizendo que a política fiscal de Trump pode levar a um aumento na inflação. Além disso, a política dos bancos centrais pode não ser suficiente para conter a inflação. Por fim, a alteração nas taxas de juros pode afetar negativamente a tarifa de juros aplicada nos bancos, aumentando a inflação.
A escalada da inflação sob o risco da política tarifária de Trump
O cenário econômico mundial está submetido a uma crescente incerteza com a política comercial agressiva anunciada por Donald Trump, que prometeu uma tarifa de 10% para todos os países, com exceção da China. Essa atitude pode levar a uma inflação crescente nos Estados Unidos, afetando o território desconhecido que os bancos centrais devem navegar, segundo o vice-presidente da Brookings Institution, Brahima Coulibaly.
A política tarifária como arma para alterar a inflação
A política tarifária de Trump pode ter um impacto significativo nas economias internas dos países, com efeitos desconhecidos sobre a inflação e o crescimento econômico. Além disso, a possibilidade de causar um aumento da inflação nos Estados Unidos pode ser ainda maior, considerando a importância da China como mercado de exportação.
O desafio dos bancos centrais em um cenário de incerteza política
Os bancos centrais estão entrando em um cenário desconhecido e sem precedentes, com a necessidade de controlar a escalada da inflação e adotar medidas para contê-la, como aumento de juros. A experiência e a capacidade para gerenciar políticas e incertezas políticas dessa magnitude são limitadas, conforme destaca o vice-presidente da Brookings Institution, Brahima Coulibaly.
A inflação e a economia global
A inflação é um indicador-chave que os bancos centrais devem controlar, mas a política tarifária de Trump pode ter um impacto significativo nas economias internas dos países, afetando o crescimento econômico. Além disso, a possibilidade de causar um aumento da inflação nos Estados Unidos pode ser ainda maior, considerando a importância da China como mercado de exportação.
A política monetária e a economia global
A política monetária é um elemento crucial para controlar a inflação e o crescimento econômico, mas a política tarifária de Trump pode ter um impacto significativo nas economias internas dos países, afetando o crescimento econômico. Além disso, a possibilidade de causar um aumento da inflação nos Estados Unidos pode ser ainda maior, considerando a importância da China como mercado de exportação.
A economia global e a inflação
A economia global está submetida a uma crescente incerteza com a política comercial agressiva anunciada por Donald Trump, que prometeu uma tarifa de 10% para todos os países, com exceção da China. Essa atitude pode levar a uma inflação crescente nos Estados Unidos, afetando o território desconhecido que os bancos centrais devem navegar, segundo o vice-presidente da Brookings Institution, Brahima Coulibaly.
Fonte: @ NEO FEED
Comentários sobre este artigo