Tensões geopolíticas afetam Mercados. Índice Dow Jones cai 0,94%, S&P 500 desvaloriza 0,96% e Nasdaq recua 1,17%, refletindo a incerteza em Ações e Investimentos.
As bolsas de Nova York registraram uma queda acentuada segunda-feira (7), com os investidores mantendo-se de olho no aumento de tensões entre Israel e o grupo terrorista Hamas. A tensão no Oriente Médio afetou os mercados financeiros globais, levando a uma queda firme nas principais bolsas do mundo.
O aumento das tensões entre Israel e o Hamas também impactou os investimentos em ações, com muitos investidores optando por retirar seus recursos devido à incerteza política. Além disso, a situação no Oriente Médio também afetou os mercados de commodities, com o preço do petróleo subindo devido à preocupação com a estabilidade da região. A cautela é a palavra-chave para os investidores nesse momento de incerteza política e econômica.
As Tensões Geopolíticas Afetam as Bolsas
A situação no Oriente Médio continua a influenciar as Bolsas, com a guerra entre Israel e o grupo terrorista completando um ano. As tensões geopolíticas na região estão afetando os Mercados, levando a uma queda nos índices. O Dow Jones, que concentra ações industriais, caiu 0,94%, enquanto o S&P 500, que reúne as maiores empresas americanas, desvalorizou 0,96%. O Nasdaq, que reúne ações de tecnologia, recuou 1,17%.
Para Diego Chumah, gestor de Bolsas do fundo ASA Hedge, as questões geopolíticas no Oriente Médio foram o principal motivo para a queda das Bolsas, mas também há ajustes nas projeções sobre o rumo dos juros nos EUA, após o relatório oficial de empregos do país. Além disso, a proximidade da eleição também está afetando os Investimentos.
As Ações e os Investimentos
Entre as ações, os papéis da fabricante de chips para aplicações de inteligência artificial Nvidia (NVDA) subiram 2,24%, enquanto os da montadora chinesa BYD (BYDDY) avançaram 7,21%. Já na ponta negativa, as ações da Amazon (AMZN) e da Tesla (TSLA) recuaram 3,06% e 3,70%, respectivamente.
O VIX (Volatility Index), índice que mede o nível de vai e vem do índice S&P 500, disparou hoje, subindo 17,86% para 22,64 pontos. É o nível mais alto desde o dia 8 de agosto deste ano. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está supostamente desencorajando Israel de planejar um ataque às instalações de petróleo bruto do Irã, em resposta ao ataque de mísseis na semana passada.
O petróleo continuou a subir forte hoje, após o rali da semana passada, quando avançou mais de 8%. As tensões geopolíticas e a incerteza nos Mercados estão afetando os Investimentos e as Bolsas, levando a uma queda nos índices.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo