ouça este conteúdo
Documento foi assinado em visita de Lula ao Chile para promover ações benéficas e colaborações institucionais reconhecidas mutuamente.
O Brasil e o Chile firmaram, nesta segunda-feira (5), um Memorando de Entendimento que estabelece um marco institucional para promover a cooperação na área da saúde. A parceria visa fortalecer a troca de experiências e conhecimentos entre os dois países, visando o aprimoramento dos sistemas de saúde e o bem-estar da população.
Além disso, o acordo prevê a realização de intercâmbios de profissionais de saúde e a implementação de programas conjuntos de pesquisa em medicina preventiva. A iniciativa reforça o compromisso mútuo de ambos os países com os cuidados de saúde de qualidade e a promoção de estilos de vida saudáveis.
Saúde: Acordos de Cooperação entre Brasil e Chile Fortalecem Relações
Hoje, durante a visita do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, ao presidente chileno, Gabriel Boric, foi assinado um documento marcando uma nova etapa nas relações bilaterais entre os dois países. A assinatura de 17 acordos abrange uma ampla gama de temas, representando um marco significativo na agenda bilateral.
Durante uma reunião bilateral entre a ministra da Saúde do Chile, Ximena Aguilera, e a ministra Nísia Trindade, foram discutidas ações relacionadas à resposta a emergências climáticas e à resiliência dos sistemas de saúde. Trindade compartilhou a experiência brasileira no controle de arboviroses, assim como abordou a produção de vacinas e medicamentos.
O encontro também contou com a presença do presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Mário Moreira. Trindade expressou confiança nos resultados provenientes da cooperação, destacando a importância da produção de insumos, vacinas, medicamentos e vigilância em saúde.
Acordo de Cooperação em Saúde entre Brasil e Chile
O memorando assinado pelas ministras da Saúde dos dois países envolve o fortalecimento dos sistemas de saúde pública, com foco na atenção primária. Estratégias para promoção da vacinação, intercâmbio de experiências e investigações nessa área foram priorizadas.
Além disso, a cooperação visa promover a ciência, tecnologia e inovação em saúde, com ênfase no acesso a produtos e tecnologias na área da saúde. O desenvolvimento e a produção regional de bens e serviços estratégicos para os sistemas de saúde também são contemplados no acordo.
Outros pontos destacados incluem a gestão do trabalho e da educação na saúde, atenção especializada, políticas de atenção à saúde da pessoa com deficiência, intercâmbio de experiências em atenção domiciliar e cuidados prolongados, vigilância em saúde e ambiente, e saúde digital.
Essas ações visam fomentar colaborações existentes e promover ações reconhecidas mutuamente benéficas, fortalecendo as políticas nacionais de saúde e a integração entre os níveis de atenção à saúde. A parceria entre o Brasil e o Chile no campo da saúde promete trazer benefícios significativos para ambos os países.
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo