Calendário do Advento cresceu 300% em 2024 na comparação com 2023, segundo Pinterest. Especialista diz que ainda é possível surfar a onda, que é emplacado em diferentes segmentos no Brasil.
Os calendários do advento são uma opção popular nas festividades religiosas, proporcionando uma preparação emocionante para o Natal. Essa faixa de produtos começa a ser ofertada pelas empresas em setembro, com um foco especial em dezembro. A ideia de ter um calendário do advento é uma ferramenta eficaz para empresas que querem se envolver no tempo do Advento, incentivar a reflexão e inspirar a ação.
Com o início do mês de dezembro, o calendário do advento é também uma ferramenta de marketing, que incorpora elementos de do advento dentro de seus produtos, oferecendo aos clientes uma experiência única. Além disso, a contagem regressiva para o Advento é uma estratégia eficaz para a presso e a anticipação das festividades, tornando-se um produto essencial nas lojas de presente e em lojas online.
Advento, um tempo de preparação para o Natal
O Advento é um período de reflexão e preparação para a celebração do Natal, marcando o início de um novo Ano Litúrgico católico. Na tradição, o início do Advento varia, ocorrendo no domingo mais próximo da festa de Santo André (30 de novembro) e durando quatro semanas.
Calendário do Advento, uma tradição antiga
O primeiro registro do calendário do advento data de um livro infantil publicado por Elise Averdieck, onde a mãe da personagem principal colava uma imagem na parede a cada dia, contando 24 dias até a chegada do Natal. À medida que o tempo passava, as crianças começaram a apagar riscos feitos com giz nas paredes ou portas, outras colocavam diariamente pedaços de palha na manjedoura, enquanto outras acendiam velas com 24 marcas.
Advento, uma oportunidade para as empresas
As primeiras vertentes comerciais da tradição surgiram no final do século 19 e início do século 20. A primeira versão de caixinhas contendo pequenas surpresas a cada dia é creditada a Gerhard Lang, que criou um calendário com espaços para pequenos chocolates em 1926. No Brasil, empresas como O Boticário e Trussardi incorporaram a ideia ao portfólio, aproveitando a oportunidade de criar experiências de consumo variadas e associadas às marcas.
Aumento da procura por calendários do advento
O Pinterest relata que o termo ‘calendário do advento’ aumentou 300% no Brasil entre outubro e novembro de 2024, comparado ao mesmo período de 2023. Em relação a setembro a outubro deste ano, a busca cresceu 2.500%. O aumento da procura também é percebido por pequenos negócios.
Empreendedores aproveitando o calendário do advento
Thais Regina Pelanda Taborda, fundadora da Thais Pelanda, confeitaria artesanal especializada em cookies, criou o primeiro calendário do advento da marca em 2023. Neste ano, a empresa já registra aumento de 30% nas vendas do produto em comparação com o ano anterior. O calendário, vendido por R$ 219, traz os doces mais pedidos na loja. A expectativa da empreendedora era fabricar 30 unidades em 2024, mas, até agora, já foram produzidas 50 unidades do produto. A empreendedora estima que o calendário representará cerca de 20% do faturamento da empresa nos últimos meses de 2024. ‘Acho que o sucesso acontece por ser algo que vai além do que produzimos sempre. São pessoas que procuram pela memória afetiva que o Natal representa. O fato de ter atividades, comidas, frases e lembranças de Natal une a família’, diz.
Ao longo do tempo, diferentes segmentos incorporaram o calendário do advento
A busca por trazer produtos diferentes no fim de ano e conquistar reconhecimento na data comemorativa também levou Daniela Gotthilf Halbreich a oferecer o calendário do advento, aproveitando a oportunidade para criar experiências de consumo variadas e associadas às marcas.
Fonte: @ PEGN
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