CasaLibras, terceira edição, é um projeto do MEC para estudantes e professores surdos bilíngues da educação básica sinalizantes com deficiências auditivas.
O Ministério da Educação (MEC) é uma instituição fundamental para a qualidade da educação no Brasil. A participação do ministério em eventos que visam promover a inclusão e a diversidade é essencial para o fortalecimento da educação em todas as suas vertentes.
Na ocasião, o MEC destacou a importância da educação para todos os cidadãos, sem distinção de idade, condição ou habilidade. A educação é um direito fundamental, e o MEC está comprometido em garantir que todos os brasileiros tenham acesso a uma educação de qualidade. A premiação dos alunos surdos do CasaLibras é um exemplo concreto da importância do aprendizado em ambientes inclusivos e acessíveis. Com o objetivo de promover o ensino e a aprendizagem de maneira eficaz, o MEC continua a investir em programas e políticas públicas que visam melhorar a escola e a educação em geral.
Desenvolvimento da Educação: O Caso da Educação Bilíngue de Surdos
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou um projeto inovador para estudantes surdos e professores da educação básica em todo o Brasil, com o objetivo de criar materiais educacionais personalizados e formar docentes bilíngues. A competição, realizada sob a chapa da CasaLibras, visava fomentar a criatividade e o aprendizado entre crianças surdas, ao mesmo tempo em que apoiava a formação de professores capazes de ensinar a língua brasileira de sinais (LIBRAS) e promover a cultura surda nas escolas.
A videoconferência foi transmitida pelo canal do MEC no YouTube, destacando o papel crucial dos professores na promoção da cultura surda e na oferta de uma educação acessível para todos. A Secadi, por meio da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (Dipebs), atuou como parceira fundamental no projeto, oferecendo suporte direto à educação de estudantes surdos, surdos-cegos, surdos com altas habilidades e superdotação, deficientes auditivos sinalizantes e surdos com outras deficiências associadas sinalizantes.
A coordenadora-geral bilíngue de Educação Básica e Educação Superior da Dipebs, Marisa Lima, destacou que a Dipebs visa, como princípio fundamental, garantir a promoção e a instrução da língua brasileira de sinais como comunicação, interação e ensino para implementações, além de formar professores em escolas bilíngues e valorizar a língua, identidade e cultura surda. A competição possibilita o desenvolvimento desses aspectos, através de atividades artísticas e literárias que promovem a aquisição linguística.
O campeonato amplia esses horizontes e possibilita o desenvolvimento desses aspectos, através de atividades artísticas e literárias que promovem a aquisição linguística. Além disso, a videoconferência ofereceu uma oportunidade única para que professores e alunos de projetos vencedores apresentassem as iniciativas e a sua experiência na participação do campeonato, possibilitando a disseminação de informação e a multiplicação dessa experiência.
Para a coordenadora, conhecer como é o dia a dia nas salas de aula e como foi o desenvolvimento desse trabalho é fundamental, pois, a partir dos relatos, é possível analisar e verificar quais são os itens necessários para propor melhorias no ensino. Os relatos são extremamente ricos e muito importantes, pois permitem ter um momento de escuta de quem está ali no território, no chão da escola e ter visibilidade.
A Dipebs trabalha na formação dos professores a partir de cursos realizados pela Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica (Renafor) e pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Nós temos boas práticas como premissa e oferecemos cursos de formação para que tenhamos resultados. O objetivo é que vocês se sintam reconhecidos e motivados, enquanto professores, a continuar com esse trabalho, concluiu Lima.
A competição CasaLibras surgiu durante a pandemia de covid-19, com o objetivo de levar a crianças e estudantes surdos conhecimentos sobre o isolamento social acarretado pela pandemia. Desde então, o projeto tem crescido e, atualmente, promove ações de boas práticas para a educação bilíngue de surdos, mais especificamente para os estudantes surdos.
Fonte: © MEC GOV.br
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