ouça este conteúdo
112 mil bolsistas na pós-graduação e 80 mil na licenciatura beneficiam a formação direta de professores em Instituições do Programa UAB.
A Capes, entidade ligada ao Ministério da Educação (MEC), celebra hoje, 11 de julho, seu 73º aniversário. A Capes é responsável por fomentar a formação de profissionais qualificados em diversas áreas do conhecimento.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da educação no Brasil, promovendo a excelência acadêmica e a pesquisa científica. A atuação da Capes contribui significativamente para o avanço do ensino superior no país.
Capes: Promovendo a Formação de Professores e Beneficiando Diretamente Milhares de Estudantes
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma instituição fundamental no cenário educacional brasileiro. Com mais de 300 mil beneficiários diretos, a Capes desempenha um papel crucial na formação de professores e no apoio à pós-graduação stricto sensu em todo o país.
No âmbito da formação de professores da educação básica, a Capes está constantemente buscando novas maneiras de apoiar os licenciandos. Atualmente, a fundação tem um edital de seleção aberto para conceder 80 mil bolsas por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Além disso, mais de 100 mil estudantes estão matriculados na Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com 150 instituições de ensino superior.
A presidente da Capes, Denise Pires da Carvalho, enfatiza a importância de valorizar professores, estudantes, pós-graduandos e cientistas. Segundo ela, o trabalho incansável da fundação visa promover oportunidades e reduzir as desigualdades regionais, raciais, étnicas e de gênero no país.
Além de apoiar diretamente os beneficiários das bolsas, a Capes também mantém o Portal de Periódicos, que oferece uma ampla variedade de títulos científicos a usuários de instituições de ensino superior em todo o país. Com mais de 18 mil vagas disponíveis no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e no Parfor Equidade, além de cinco mil oportunidades no Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB), a Capes demonstra seu compromisso com a qualidade da educação no Brasil.
Para garantir a expansão da pós-graduação brasileira com excelência e reconhecimento internacional, a Capes investe em um abrangente sistema de avaliação. Com mais de 7 mil cursos avaliados, a instituição acompanha de perto o desempenho de mais de 400 mil pós-graduandos em todo o país, em uma rede de 475 instituições de ensino superior e pesquisa. A Capes continua a desempenhar um papel fundamental na promoção da educação e da ciência no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento do país e para a construção de um futuro mais igualitário e promissor para todos.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo