ouça este conteúdo
Carlsberg firma acordo para comprar presença da cervejaria Britvic e engarrafadoras de refrigerantes PepsiCo, devido ao declínio das ações de cerveja alcoólica.
A Carlsberg AS fechou um negócio para adquirir a Britvic Plc por £ 3,3 bilhões (US$ 4,2 bilhões), expandindo assim sua atuação para além do ramo cervejeiro. Essa transação une duas importantes engarrafadoras de refrigerantes PepsiCo Inc., fortalecendo a presença da Carlsberg no mercado.
Nessa aquisição, a cervejaria dinamarquesa consolida sua posição estratégica e amplia seu alcance para novos setores, demonstrando sua capacidade de diversificação e crescimento contínuo no mercado global. A união com a Britvic Plc representa mais um passo significativo para a expansão dos negócios da Carlsberg.
Carlsberg: Aquisição da Britvic
Em 2015, a Britvic adquiriu a cervejaria brasileira dona da Maguary e da Dafruta. A empresa ofereceu £ 13,15 por ação, representando um prêmio de 36% sobre o preço das ações antes do anúncio do interesse na aquisição. O conselho da Britvic aprovou o acordo, enquanto a Carlsberg havia feito propostas anteriores de £ 12 a £ 12,50 por ação, todas rejeitadas.
As ações da Britvic subiram até 5,3% no início das negociações em Londres, atingindo £ 12,74. Enquanto isso, a Carlsberg, cujas ações haviam caído mais de 10% desde que suas abordagens se tornaram públicas, subiram até 4% no início das negociações em Copenhaga. A Carlsberg está diversificando para além de sua tradicional cerveja, expandindo-se para cervejas sem álcool, refrigerantes e alternativas como o hard seltzer.
A expansão no Reino Unido, por meio da aquisição da Britvic e da compra da parceira cervejeira Marston’s Plc, consolida a presença da Carlsberg no país. Após ter seus negócios russos confiscados devido à invasão russa na Ucrânia, a Carlsberg busca novos mercados. O CEO, Jacob Aarup-Andersen, destacou a importância de acelerar categorias de alto crescimento, como cerveja premium, sem álcool, refrigerantes e outras bebidas.
A Carlsberg planeja combinar seus segmentos tradicionais com refrigerantes para obter margens mais elevadas. Marcas como Somersby e Garage respondem por 2% de seus volumes. A intenção é criar uma única empresa de bebidas no Reino Unido, denominada Carlsberg Britvic. A Britvic, com mais de 35 marcas globais, incluindo J2O e Robinsons, tem presença em mais de 100 países.
A oferta renovada da Carlsberg ocorre após a PepsiCo concordar em renunciar a uma cláusula de mudança de controle em seu contrato com a Britvic. Este acordo é um dos primeiros grandes movimentos de Aarup-Andersen desde que assumiu como CEO. A Carlsberg suspendeu uma recompra de ações planejada, mas planeja retomá-la em breve.
Fonte: @ Info Money
Comentários sobre este artigo