Bahia se complicou na briga por uma vaga na Libertadores, perdendo para o São Paulo na Arena Fonte Nova e ficando fora das 10 melhores colocações dentro do campeonato, o que colaborou para uma chance de ir à Libertadores, momento difícil.
Com a derrota diante do São Paulo, o Bahia sofreu um revés significativo na sua campanha pela vaga na CONMEBOL Libertadores de 2025. A equipe precisará reverter a situação em partidas futuras para manter suas chances.
Uma das principais dificuldades enfrentadas pelo Bahia é a falta de vitórias em confrontos diretos contra equipes fortes da competição. A derrota por 3 a 0 na Arena Fonte Nova, em 5 de abril, é um exemplo disso. Além disso, a equipe precisará melhorar sua performance em jogos fora de casa, já que a CONMEBOL Libertadores é disputada por clubes de todo o continente e o fator de desempenho fora de casa é fundamental. Com base nesses desafios, pode ser um desafio para o Bahia garantir uma vaga na competição.
Libertadores sem chances: Bahia está a oito pontos do São Paulo e pode perder a vaga na pré-Libertadores
O técnico Rogério Ceni ainda acredita na chance do Bahia participar da Libertadores, mas a situação é difícil e o time corre o risco de perder a vaga. Com 46 pontos, a equipe baiana está a oito do São Paulo, que está mais perto de garantir a vaga na pré-Libertadores. O Bahia pode ser ultrapassado pelo Cruzeiro, que está a apenas 2 pontos de distância.
O treinador Rogério Ceni admitiu que a situação é difícil, mas manteve a esperança de levar o Bahia para a Libertadores. Ele negou que o time tenha se acomodado, apesar de ter alcançado os 45 pontos, que afastam qualquer risco de rebaixamento para a Série B. Ceni lembrou do bom início de campeonato e disse que o objetivo é ir para a Libertadores. ‘O meu propósito é ir para a Libertadores. Não podemos nos contentar. Tivemos um primeiro tempo contra o Vasco que foi ridículo de postura, que aparenta essa análise (acomodação) que você fez. Mas no segundo tempo daquela partida e no dia de hoje acho que não pode ser feita dessa maneira. A gente não vem conseguindo resultados, alguns jogos estamos jogando bem, mas no momento de fazer gol não conseguimos’, lamentou.
O campeonato dentro das 10 primeiras rodadas ofereceu muitas coisas positivas para o Bahia, e o técnico acredita que o time ainda tem chance de ir para a Libertadores. ‘O campeonato dentro das 10 primeiras rodadas ofereceu muitas coisas positivas para a gente e não podemos jogar fora essa chance de ir para a Libertadores. É difícil? Claro que o Brasileiro é difícil. Mas foi um começo de campeonato muito bom para a gente desistir nesse momento. Sei que é um momento difícil, mas não podemos desistir. Para mim é um sonho ver o Bahia na Libertadores e eu vou atrás até o último dia. A reação tem que começar neste sábado, não dá mais para esperar a reação’, completou.
A torcida, porém, perdeu a paciência com o quarto jogo seguido sem vitória e vaiou o time na saída do gramado. Na madrugada de segunda para terça-feira, a torcida havia protestado com um boneco com a foto de Rogério Ceni pendurado em um viaduto próximo à Arena Fonte Nova.
Rogério Ceni lamentou o episódio e disse que entende o sentimento da torcida. ‘Eu lamento o episódio e não vou tecer comentário sobre o episódio em si. O torcedor fica chateado, fica triste, vaia… É direito do torcedor, que paga ingresso e quer ver o time vencer. E quando não vence ele se frustra, assim como a gente se frustra, porque o trabalho nesse momento está dando resultados inferiores do que a gente vem trabalhando no dia a dia. Vaiar, xingar, eu entendo tudo isso. Mas durante o jogo, eu só queria de coração… Estamos devendo resultados, mas essa vaia os jogadores sentem’, afirmou.
O Bahia volta a campo no sábado (9), contra o Juventude, às 19h (de Brasília), no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 33ª rodada do Brasileirão.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo