Certificação avalia critérios como governança, impacto ambiental e social, práticas de transparência e responsabilidade e estratégias de negócio, modelo de laboratórios, programa de desenvolvimento.
A adesão ao conceito de sustentabilidade tem se tornado essencial para as empresas que buscam manterem-se competitivas. Isso se deve à crescente expectativa de que as empresas sejam responsáveis não apenas com seus clientes, mas também com o meio ambiente. A certificação sustentabilidade é um passo importante nesse sentido.
Empresas como a Mills, líder no mercado de locação de plataformas elevatórias, têm demonstrado a importância de adotar práticas sustentáveis, exatamente como declarado em sua certificação como Empresa B. A empresa reconhece que a responsabilidade ambiental não se limita apenas à redução do impacto ambiental, mas também à transparência e à governança. A transparência é fundamental para que a sociedade avalie o verdadeiro impacto social e ambiental de suas ações. A governança sustentável garante que as ações da empresa sejam realizadas com responsabilidade e rigor, desde a tomada de decisões até a implementação e monitoramento de práticas sustentáveis. Além disso, a responsabilidade social deve abranger não apenas os stakeholders internos, mas também a comunidade externa, influenciando positivamente o impacto social e minimizando o negativo.
Sustentabilidade: o Pilar Fundador da Mills
A empresa inovadora, Mills, é conhecida por sua abordagem inovadora e compromisso com a sustentabilidade, tendo conquistado recentemente a certificação B Lab, um reconhecimento que avalia critérios como governança, impacto ambiental e social, práticas de transparência e responsabilidade. É nesse contexto que a Mills redefine seu caminho, com o objetivo claro de ‘reforçar o compromisso de impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente’, como define a própria empresa.
Desde sua criação, ao investir na formação dos primeiros montadores e oficializar algumas práticas em 1992 no seu código fonte, acreditamos que propósito e negócio andam juntos e se fortalecem na Mills. Isso cria um ciclo virtuoso, em que o futuro não é algo que simplesmente esperamos, mas algo que construímos com cada decisão e ação que tomamos. Transformar vidas, cuidar do meio ambiente e gerar valor são princípios que nos definem’, disse Sergio Kariya, CEO da Mills.
Para conquistar a certificação B, a empresa afirma ter sido guiada por metas e estratégias bem definidas. O modelo de negócio circular –que ao alugar máquinas amplia a eficiência dos equipamentos, minimizando desperdícios e impactos ambientais— é um dos pilares dessa visão. A empresa cita ter investido em iniciativas como a eletrificação de frotas, bem como a transição energética das filiais para energia limpa e renovável, o uso de biocombustíveis na operação e o lançamento de uma calculadora de carbono para os clientes, fomentando a agenda de descarbonização.
Com o desenvolvimento de laboratórios de eletrônica, a Mills aponta ter gerado o reaproveitamento de componentes e a redução de custos, chegando a mais de R$ 10 milhões de salvamento em 2023. No campo social, a empresa tem atuado fortemente com o Programa Transformar, que já alcançou mais de 800 jovens em todo o Brasil, oferecendo bolsas de estudos e promovendo a qualificação do setor. Além disso, a Mills segue avançando em suas metas de diversidade e inclusão, com o compromisso de aumentar a representatividade de gênero e raça nas lideranças, além de implementar licenças parentais mais amplas e programas de desenvolvimento profissional.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo