Chás anti-inflamatórios aliviam sintomas da inflamação intestinal, como diarreia, com propriedades efeitos anti-inflamatórios, incluindo chá de gengibre.
A inflamação intestinal é um problema de saúde frequente, provocado principalmente pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminadas. Nesses casos, o desconforto pode ir desde dor abdominal até náuseas. Buscando entender melhor o assunto, uma pergunta surge: existe um chá para intestino inflamado?
A resposta para essa pergunta pode ser positiva, pois existem chás preparados especialmente para aliviar sintomas de inflamação intestinal. Alguns deles são chá de camomila, conhecido por suas propriedades calmantes, e o chá de limão, que pode ajudar a reduzir a inflamação. No entanto, é sempre necessário consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento alternativo, especialmente se os sintomas persistirem ou forem intensos.
Chás naturais para aliviar a inflamação intestinal
De acordo com a nutricionista Camila Pedrosa, especialista em comportamento alimentar, fisiopatologia humana e doenças autoimunes, há várias opções de chás que podem ser eficazes em aliviar os sintomas da inflamação intestinal. ‘Há alguns chás que podem sim aliviar esses sintomas, pois são ricos em compostos bioativos com propriedades anti-inflamatórias essenciais para ajudar a reduzir os principais desconfortos causados pela inflamação intestinal’, destaca.
Chá de gengibre: o superalívio da inflamação intestinal
O chá de gengibre é uma das opções mais recomendadas para aliviar a inflamação intestinal. Essa bebida é composta por propriedades antibacterianas que ajudam a combater as bactérias causadoras da doença, além de apresentar efeitos anti-inflamatórios que proporcionam alívio para sintomas como dor abdominal e diarréia. Além disso, o chá de gengibre melhora a motilidade gastrointestinal, o que é fundamental para minimizar as náuseas e vômitos.
Receita do chá de gengibre
Ingredientes: 3 colheres (sopa) de gengibre fresco, picado ou ralado, 3 xícaras (chá) de água quente e 2 colheres (sopa) de mel.
Modo de preparo: Em uma panela, adicione o gengibre e despeje a água quente. Deixe a mistura em infusão por cerca de 5 a 10 minutos, em fogo baixo. Após a infusão, coe o chá utilizando um coador fino para retirar os pedaços de gengibre. Para finalizar, adoce com o mel.
Chá de camomila: o calmante para a inflamação intestinal
O chá de camomila também é uma boa opção para reduzir a inflamação intestinal, uma vez que apresenta propriedades anti-inflamatórias que são capazes de reduzir a inflamação do intestino, gerando alívio da dor e demais desconfortos. Além disso, a propriedade calmante da camomila ajuda a minimizar os espasmos musculares, que normalmente pioram os casos de diarreia.
Receita do chá de camomila
Ingredientes: 3 colheres (chá) de flores secas de camomila, 3 xícaras (chá) de água quente e 2 colheres (sopa) de mel.
Modo de preparo: Em uma panela, Disponha as flores de camomila,despeje a água quente e deixe em infusão por três minutos. Em seguida, coe utilizando um coador específico para chá, acrescente o mel, misture até ficar homogêneo e beba o chá ainda quente.
Chá de hortelã: o antibacteriano para a inflamação intestinal
A hortelã também é uma boa opção para aliviar a inflamação intestinal, uma vez que apresenta propriedades antibacterianas que são fundamentais para o combate das bactérias responsáveis pela inflamação intestinal. Além disso, o chá de hortelã é perfeito para aliviar náuseas e vômitos, visto que a planta contém propriedades antiespasmódicas.
Receita do chá de hortelã
Ingredientes: 2 colheres (sopa) de folhas frescas de hortelã, 3 xícaras (chá) de água quente e 2 colheres (sopa) de mel.
Modo de preparo: Em uma panela, coloque as folhas de hortelã. Despeje a água quente sobre as folhas e deixe a mistura em infusão por aproximadamente 5 minutos, em fogo baixo. Após a infusão, coe o chá, adicione o mel e misture bem até dissolver.
Precauções
Camila Pedrosa alerta que é extremamente necessário que o paciente com inflamação intestinal marque uma consulta com um profissional de saúde antes de consumir os chás recomendados. Isso porque, segundo a especialista, inicialmente, é fundamental diagnosticar e tratar a causa subjetiva da inflamação intestinal.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo