A cidade de São Paulo está em estado de atenção para alagamentos devido a pancadas de chuva, afetando áreas da região metropolitana e perturbando o fornecimento de energia.
A cidade de São Paulo enfrentou um dia de forte chuva durante toda a tarde do sábado (2), levando o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) a emitir alerta para possíveis alagamentos.
De acordo com o CGE, a chuva intensa foi marcada por chuvadas fortes em várias regiões da cidade, colaborando para uma pluviosidade significativa. Essa condição contribuiu para que chuva forte caísse por toda a cidade, inclusive do lado direito e esquerdo da cidade, elevando o nível de alerta para possíveis alagamentos por chuva.
Intensificação da chuva em São Paulo
A chuva intensificou-se em São Paulo, com pancadas de chuva que variaram de moderada a forte em várias zonas da cidade, incluindo o oeste, sul, marginal Pinheiros e centro. A combinação de calor e entrada da brisa marítima levou ao aumento de nuvens e às pancadas de chuva, que ocorriam de forma isolada e rápida, mas com possibilidade de intensidade forte.
Impactos da chuva na cidade
Segundo a Enel, concessionária de energia, 60.363 endereços estavam sem energia só na cidade de São Paulo, e considerando a área de concessão total, que compreende 24 municípios, 70.400 clientes estavam com o fornecimento de energia interrompido, correspondendo a 0,85% das 8,3 milhões de unidades consumidoras atendidas. A região metropolitana de São Paulo registrou sete chamados para quedas de árvores, incluindo uma de grande porte na avenida Ricardo Medina Filho, na Lapa, zona oeste.
Previsão para o domingo (3)
Este domingo começa com muitas nuvens, momentos de abertura de sol, com chuva fraca e isolada durante a manhã. No período da tarde, segundo o CGE, podem ocorrer pancadas de chuva mais generalizadas, em razão da propagação de áreas de instabilidade, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. A temperatura deve oscilar entre 19°C e 26°C.
Orientações da Prefeitura
A Prefeitura de São Paulo orienta a população a evitar transitar em ruas alagadas, enfrentar correntezas em meio a inundações, se manter em local seguro, pedir ajuda de órgãos oficiais, se manter longe de rede elétrica e não se abrigar da chuva debaixo de árvores.
Fonte: © TNH1
Comentários sobre este artigo