Em comunidades urbanas, unidades de saúde são 18,2 vezes mais comuns do que estabelecimentos religiosos.
As Igrejas nas Favelas e Comunidades desempenham um papel significativo na vida das pessoas que nelas residem. O Censo 2022 revelou que há 6,5 estabelecimentos religiosos para cada escola nas Favelas brasileiras, o que é um indicador da importância que os moradores colocam na fé e na comunidade.
Além disso, a proporção de unidades de saúde em relação a escolas nas Favelas é de 18,2 para cada uma, o que demonstra a necessidade de acesso a cuidados de saúde de qualidade na região. A presença de estabelecimentos religiosos e unidades de saúde nas comunidades pode ser vista como um reflexo da resiliência e da capacidade de organização dos moradores.
Estabelecimentos nas Favelas
Na contemporaneidade, a realidade das favelas brasileiras abriga uma variedade de estabelecimentos. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, em 2022, eram 50.934 estabelecimentos religiosos, 7.896 de ensino e 2.792 de saúde nas favelas. Contudo, destaca-se que a maioria desses estabelecimentos não se enquadra em uma das categorias mencionadas, mas sim em outras finalidades, como oficinas, bancos, farmácias, lojas, e comércio em geral, totalizando 64,3% do total. Essa diversidade de estabelecimentos é um aspecto marcante da vida nas favelas, demonstrando uma necessidade de infraestrutura e serviços por parte de suas comunidades.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo