Divulgados Cadernos de Inovação Curricular Literário e Corporeidade e Humanidades e Cidadania. Materiais disponíveis em 7/2. Integra eixo de Organização Curricular. Clube de Letramento, Clube Literário, Clube de Leitura, Análise de Enredos, Estratégias Política, Clube de Humanidades, Clube de Cidadania.
A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação disponibilizou os Cadernos de Inovação Curricular, que buscam fomentar discussões, reflexões e ações visando a melhoria da qualidade da Educação no Brasil.
Os materiais são direcionados para os profissionais da Educação e têm o objetivo de fortalecer o Ensino e a Aprendizagem por meio da inovação curricular. Entre os Cadernos lançados estão o ‘Clube de Letramento Literário e de Corporeidade’ e o ‘Clube de Letramento de Humanidades e Cidadania’, que são recursos que visam promover novas maneiras de abordar a Educação, incentivando uma abordagem mais criativa e aprofundada nos conteúdos.
Transformando a Educação: Novas Abordagens para o Ensino
A divulgação de novos materiais, realizada nas datas de 5 e 6 de fevereiro, marcou um marco importante na implementação do eixo de Organização Curricular do Programa Escola das Adolescências. Os materiais, agora disponíveis para as redes de ensino e escolas a partir de 7 de fevereiro, reforçam a importância da Educação na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. A apresentação dos documentos está disponível no canal do MEC no YouTube, permitindo que todos acompanhem a evolução do projeto.
O Clube de Letramento é um dos pilares do CIC Literário e de Corporeidade, focado em desenvolver habilidades de organização e comunicação para planejar e criar um clube de leitura literária. Ao promover a colaboração entre pares, o projeto fomenta a formação de grupos e o protagonismo dos participantes, fortalecendo a Aprendizagem e a Educação. Nesse sentido, a Educação assume um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Já o CIC de Humanidades e Cidadania propõe uma análise de enredos biográficos como uma ferramenta para evidenciar o papel das ações individuais na construção dos processos históricos. Ao destacar como as narrativas pessoais se conectam e configuram dinâmicas coletivas, o projeto aborda a importância da Educação na construção da identidade e na formação de cidadãos conscientes.
Os Clubes de Letramento são fundamentais para o sucesso do programa, pois articulam dois objetivos importantes: a recomposição da Aprendizagem e a inovação nos currículos. Essa última função foi um dos principais pedidos dos estudantes em 2024, quando mais de 2 milhões de adolescentes participaram de um processo de escuta. Com os Clubes de Letramento, é possível diversificar o currículo e promover momentos de inovação e novos aprendizados, contribuindo para a melhoria da Educação.
A Escola das Adolescências é uma estratégia do governo federal para apoiar tecnicamente e financeiramente as escolas em sua missão de ensinar os últimos anos do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). Conjugando esforços da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a iniciativa busca criar uma proposta para essa etapa de ensino que se conecte com as diversas formas de viver a adolescência no Brasil; promova um espaço acolhedor; e impulsione a qualidade social da Educação, melhorando o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes.
Fonte: © MEC GOV.br
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