ouça este conteúdo
Empresas buscam melhorar qualidade, ritmo e reduzir custos, substituindo tarefas humanas por tecnologias na construção e campanhas de marketing.
Mais da metade (61%) das grandes empresas norte-americanas planeja utilizar a inteligência artificial no próximo ano para automatizar tarefas realizadas por humanos, de acordo com uma pesquisa feita com executivos divulgada nesta quinta-feira (20). Nenhuma tarefa escapou: elas vão desde pagar fornecedores e fazer faturas até relatórios financeiros, afirmou o levantamento realizado pela Universidade Duke e pelas unidades do Federal Reserve de Atlanta e Richmond.
Isso se soma às tarefas criativas para as quais algumas empresas já contam com a ajuda da IA, incluindo a elaboração de anúncios de emprego, a redação de comunicados à imprensa e a construção de campanhas de marketing. As conclusões mostram que as empresas estão cada vez mais recorrendo à inteligência artificial para cortar custos, aumentar os lucros e tornar seus trabalhos mais produtivos. ‘Não é possível administrar uma empresa inovadora sem considerar seriamente essas tecnologias’, destacou o relatório.
Inteligência Artificial: O Futuro das Tarefas Realizadas por Humanos
‘Você corre o risco de ficar para trás’, alertou o professor de finanças da Duke, John Graham, diretor acadêmico da pesquisa, em uma recente entrevista à CNN. A ex-cientista-chefe da OpenAI anunciou a criação de uma nova companhia de IA, enquanto o crescimento da Nvidia em 2024 superou o ganho combinado de cinco grandes empresas de tecnologia americanas. McDonald’s, por sua vez, reduziu o uso de inteligência artificial em pedidos no drive-thru.
Por que as empresas estão cada vez mais interessadas na IA? Parte disso já está se concretizando, especialmente entre as grandes empresas que têm recursos financeiros para investir nessa tecnologia inovadora. De acordo com uma pesquisa realizada entre 13 de maio e 3 de junho, quase 60% de todas as empresas (e 84% das grandes empresas) consultadas afirmaram ter recorrido a software, equipamentos ou tecnologias, incluindo IA, para automatizar tarefas que antes eram realizadas por funcionários.
Os líderes empresariais estão adotando a IA por diversos motivos, incluindo a redução de custos com mão de obra humana. A Pesquisa CFO revelou que as empresas estão utilizando a automação para melhorar a qualidade dos produtos (58% das empresas), aumentar a produção (49%), reduzir os custos trabalhistas (47%) e substituir trabalhadores (33%).
Apesar disso, especialistas acreditam que a IA não resultará necessariamente em uma grande perda de empregos a curto prazo. ‘Não acredito que veremos uma grande perda de empregos neste ano’, afirmou Graham. ‘No curto prazo, será mais sobre preencher lacunas e talvez não contratar alguém que de outra forma seria contratado – mas não sobre demitir alguém. Em parte, isso se deve ao fato de ser algo completamente novo.’
A introdução da IA terá impacto nos trabalhadores, permitindo-lhes priorizar tarefas mais importantes e gratificantes. Reid Hoffman, investidor bilionário e cofundador do LinkedIn, prevê que a IA poderá perturbar alguns empregos, mas não de imediato. ‘Em três a cinco anos, todos teremos um tipo de assistente que nos ajudará em diversas atividades, desde preparar refeições até realizar tarefas profissionais’, afirmou. Hoffman enfatizou que a tecnologia funcionará como um copiloto, não como um piloto, transformando a natureza do trabalho humano.
Enquanto isso, a preocupação com o custo de vida e a inflação persiste entre empregadores e empregados. A inflação é a segunda maior preocupação para o próximo ano entre os diretores financeiros dos EUA. As empresas estão se adaptando às mudanças trazidas pela inteligência artificial, preparando-se para um futuro em que a colaboração entre humanos e IA será fundamental para impulsionar a inovação e a produtividade.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo