Serviços da Apple e do Google são usados para rastrear dispositivos, como fones de ouvido, tablets e relógios inteligentes por GPS, quando o aparelho é roubado ou perdido, ativando o modo de localização.
Perder um objeto importante, como um celular ou um fone de ouvido, pode ser uma experiência desagradável, especialmente quando não se tem certeza de como localizar o mesmo. Nesse caso, é aconselhável procurar pelas opções de localização disponíveis nos smartphones, pois elas podem ser de grande ajuda para encontrar o objeto perdido.
Para começar, é preciso verificar se o celular ou o fone de ouvido estão conectados à rede Wi-Fi ou à rede de dados. Após fazer isso, basta acessar as configurações de segurança e procurar pelo recurso de localizar o dispositivo. Esse recurso é comumente conhecido como “Localização” ou “Encontrar o meu dispositivo” e pode ser encontrado tanto no iOS quanto no Android. Com esse recurso, é possível encontrar o celular ou o fone de ouvido em uma tela de mapa, assim como o histórico de localização para saber o último lugar onde o dispositivo foi visto.
Localizar Celulares: Opções e Segurança
Para localizar dispositivos móveis, é comum utilizar serviços de localização fornecidos pelas próprias marcas, como a Apple e o Google. Esses serviços oferecem ferramentas para encontrar e procurar dispositivos em caso de perda ou roubo.
A Apple, por exemplo, utiliza o serviço ‘Buscar’, também conhecido como ‘Find My’, que pode ser acessado pelo navegador em iCloud.com/find ou em outros iPhones, iPads e Macs. Esse serviço permite localizar todos os dispositivos da Apple salvos na sua conta, incluindo o endereço exato onde eles estão, o itinerário, o nível de bateria e a emissão de um alerta sonoro para encontrá-los.
Para usar o ‘Buscar’, basta acessar o navegador, clicar em ‘Iniciar sessão’ e inserir seu e-mail e senha de Apple ID, e, em seguida, clicar em ‘Todos os dispositivos’ para selecionar o dispositivo que deseja localizar. Se o aparelho estiver desligado, o ‘Find My’ exibirá a localização dele nas últimas 24 horas.
Além disso, a Apple oferece a opção de ativar uma notificação assim que o dispositivo for encontrado (ou reativado quando voltar a ter a bateria carregada).
Já o Google, através do site google.com/android/find, permite que os usuários localizem seus celulares Android. Além disso, o aplicativo ‘Encontre Meu Dispositivo’ para Android também pode ser utilizado para encontrar dispositivos móveis em caso de perda ou roubo.
O serviço do Google também pode localizar outros dispositivos, como relógios inteligentes, fones de ouvidos e tablets, desde que eles sejam compatíveis.
Para usar o serviço do Google, basta acessar o site google.com/android/find, fazer login com a conta do Google e selecionar o aparelho a ser localizado. O mapa exibirá a localização do dispositivo.
Além disso, o aplicativo ‘Encontre Meu Dispositivo’ para Android permite que os usuários visualizem a localização, a quantidade de bateria e emitem um som para encontrá-los.
Se o dispositivo for roubado ou perdido, os serviços da Apple e do Google também podem ser usados para se comunicar com a pessoa que o encontrou. Basta ativar o ‘modo perdido’ no site do iCloud ou no ‘Buscar’ para deixar uma mensagem para a pessoa que localizar o aparelho entrar em contato com você.
No entanto, é importante cair em armadilha com falsos contatos. Em alguns casos, quando o aparelho é colocado no modo perdido, os criminosos podem entrar em contato com a vítima ou familiares solicitando login e senha de sua conta no Google ou na Apple. Jamais clique nesses links e sempre opte por usar as ferramentas nativas de localização fornecidas pelas empresas do telefone.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo