O mercado multifamily brasileiro estimula a construção de condomínios-nichados com unidades-dedicadas em prédios exclusivos.
Com o crescimento do mercado ‘multifamily’ no Brasil, os projetos imobiliários passam a se concentrar em atender às necessidades específicas de diversos grupos sociais, como idosos, jovens universitários ou pessoas que gostam de festas. Por isso, é comum encontrar apartamentos-nichados projetados para atender a esses grupos, oferecendo lazer, segurança e confort.
Segundo Ricardo Karpat, Diretor da Gábor, a tendência é que os prédios se voltem para públicos específicos, como os condomínios-nichados com unidades-dedicadas para idosos, prédios-nichados para jovens universitários e apartamentos-nichados para pessoas que gostam de festas. Essas opções são benéficas para os moradores, pois oferecem um ambiente mais acolhedor e adequado às suas necessidades e preferências.
Desafios no Mercado Multifamily
A transformação do mercado imobiliário brasileiro está em curso, com a expansão das unidades-dedicadas em complexos multifamily. Neste contexto, o executivo Rodrigo Karpat destaca a tendência de segmentação de condomínios e prédios de acordo com o público, o que pode levar a uma experiência mais positiva para os moradores. De acordo com Karpat, ‘estamos na era do compartilhamento, onde as pessoas mudam mais facilmente de emprego, de opinião, de esposa e de apartamento.’ Além disso, ele enfatiza a necessidade de criar uma economia voltada a nichos, com prédios multifamily direcionados a idosos, jovens e outros grupos específicos. ‘Vamos ter mais prédios de idosos com enfermeiros para realizar cuidados e práticas pensadas para este público, e também mais prédios voltados para jovens, com pool parties e próximos de universidades’, exemplifica.
A Importância do Conhecimento do Público
A fundadora da Antonella Realty, Carolina Burg, concorda com a perspectiva de Karpat. Durante o painel do Superlógica Next 2024, ela destacou a importância de conhecer os moradores para gerar ambientes mais confortáveis e oferecer uma melhor experiência. ‘Existem hoje uma distância entre a administradora do condomínio e os moradores. As pessoas moram em um apartamento no mesmo condomínio, mas vivem como se morassem em países diferentes.’ Para Burg, é fundamental se atentar às demandas dos consumidores para perpetuar e unificar os serviços.
Segmentação de Condomínios e Prédios
De acordo com os especialistas, a segmentação de condomínios e prédios de acordo com o público pode ajudar a consolidar o mercado multifamily no Brasil. Isso pode incluir prédios-nichados, como apartamentos-nichados para idosos ou jovens, e unidades-dedicadas para diferentes grupos. A entrada de novos investimentos no setor pode impulsionar o crescimento do mercado multifamily brasileiro.
Crescimento do Mercado Multifamily
Dados da consultoria imobiliária SiiLa mostram que o setor já reúne mais de 9 mil apartamentos no País, com 30% desses apartamentos entregues no último ano. Além disso, o relatório indica que o segmento chegue a setembro de 2025 com crescimento de 31,25%. Embora o cenário ainda seja incipiente em relação a mercados mais consolidados, como os Estados Unidos, o mercado multifamily brasileiro tem potencial para expansão.
Experiência dos Moradores
A experiência dos moradores é fundamental para o sucesso do mercado multifamily. De acordo com os especialistas, é necessário criar ambientes mais confortáveis e oferecer serviços personalizados para atender às demandas dos consumidores. Isso pode incluir a criação de prédios multifamily de idosos com enfermeiros e práticas pensadas para este público, e também mais prédios voltados para jovens com pool parties e próximos de universidades. Com isso, é possível consolidar o mercado multifamily no Brasil e oferecer uma melhor experiência para os moradores.
Fonte: © Estadão Imóveis
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