Estudo da Kerry aponta diversidade de opções, como brigadeiro, doce de leite, produtos, bebidas e marcas de alimentos em alta no mercado.
O sabor é o elemento chave para o sucesso de qualquer alimento ou bebida no Brasil. Ao olhar para o segmento de doces, é possível notar que as combinações de sabores estão se tornando cada vez mais variadas. Alguns dos sabores mais populares incluem pistache, cheesecake e cupuaçu, que estão conquistando o gosto do público, de acordo com o Taste Charts 2025, divulgado pela Kerry.
Essas combinações de sabores são consideradas um elemento essencial no desenvolvimento de doces, pois é através delas que os fabricantes conseguem criar experiências gastronômicas inovadoras. Alguns dos sabores mais icônicos no segmento de doces incluem morango com creme, que é frequentemente associado a momentos de celebração e festa, e que, atualmente, está em alta de acordo com o Taste Charts 2025, divulgado pela Kerry.
Percepção dos Consumidores sobre o Sabor
O estudo também destaca que, na mesma categoria, sabores clássicos como brigadeiro, caramelo, chocolate amargo, doce de leite e manga têm se destacado nos últimos cinco anos. O speculoos, um biscoito com especiarias, também vem ganhando popularidade. Fernanda Fontolan, gerente sênior de Marketing Taste da Kerry para a América Latina, revela que a edição deste ano do estudo apresenta uma seleção de sabores e tendências, unindo insights globais à expertise dos principais especialistas em sabores para ajudar as marcas a antecipar mudanças no mercado e desenvolver produtos de impacto. Esta percepção do consumidor é fundamental para a indústria de alimentos e bebidas, pois permite que as marcas criem produtos que atendam às necessidades e preferências dos consumidores.
Tendências de Sabor no Mercado
Na categoria de bebidas, o estudo apontou os sabores em alta. Pink lemonade, ginger ale, marula e, novamente, o cupuaçu se destacam. Sabores frutados, como manga, goiaba e tangerina, estão em alta. Além disso, opções exóticas como flor de sabugueiro, pitaya e hibisco estão em ascensão. Esta diversidade de sabores é um reflexo da crescente demanda por produtos inovadores e sustentáveis no mercado. Com a ajuda do Taste Charts 2025, as marcas podem antecipar tendências e implementá-las efetivamente em alimentos e bebidas, seja em produtos existentes que precisem ser modificados ou em novos produtos.
Desenvolvimento de Produtos com Sabor
O Taste Charts 2025 funciona como uma bússola para sabores, guiando a indústria com praticidade e inovação, oferecendo as informações necessárias para atender às expectativas dos consumidores e permitindo que as marcas se destaquem com inovações ousadas e sustentáveis. Além disso, permite antecipar tendências e implementá-las efetivamente em alimentos e bebidas, seja em produtos existentes que precisem ser modificados ou em novos produtos. Com essa ferramenta, as comidas salgadas foram divididas em duas categorias. Na primeira, savoury, entre os sabores mais populares estão cream cheese, cogumelos e mussarela de búfala. Sabores emergentes incluem alho negro, azeitona preta, atum e sweet chili, que também vem ganhando destaque, indicando um interesse crescente por sabores picantes.
Sabores Cítricos e Pistache em Ascensão
Em escala global, o estudo da Kerry revelou que sabores cítricos e pistache têm conquistado o paladar das pessoas. O pistache, em especial, é apontado como um sabor emergente em ascensão ao redor do mundo. Na América Latina, região que inclui a América Central, o Caribe, a região Andina, o Cone Sul, além de Brasil e México, as frutas cítricas predominam nas projeções de tendências de sabor para 2025. Ao todo, foram identificados 50 sabores cítricos em destaque, especialmente em bebidas frias e à base de água. Paralelamente, o pistache continua ganhando espaço em novas criações no segmento de alimentos e bebidas no foodservice.
Desafios e Oportunidades para a Indústria
Ajudar a superar os desafios dos fabricantes da indústria de alimentos e bebidas no próximo ano é o que impulsiona a realização deste extenso e detalhado estudo da Kerry. Os resultados, além de funcionarem como um mapa para os negócios, reforçam nosso principal objetivo de apoiar as empresas na criação de produtos que sejam deliciosos, sustentáveis e inovadores. Com a ajuda do Taste Charts 2025, as marcas podem antecipar mudanças no mercado e desenvolver produtos de impacto. Além disso, a ferramenta permite que as empresas identifiquem oportunidades de negócios e se adaptem às mudanças no mercado para manter sua competitividade.
Fonte: @ Mercado e Consumo
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