Pai e filho formam força-tarefa, produzindo e entregando 20 mil tortas em quatro anos, com estrutura básica e entrega em domicílio.
A Torta do Pai é um empreendimento que surgiu como uma alternativa de renda para Antônio Sérgio Carvalho, então com 64 anos e motorista de aplicativo, no início da pandemia. Com a ajuda do filho Diego Salgado, 42, como sócio, a Torta do Pai conseguiu superar várias fases difíceis e se consolidar no mercado.
Hoje, a Torta do Pai é uma empresa que visa fechar o ano com um faturamento de R$ 200 mil, após entregar mais de 20 mil tortas. A chave para o sucesso foi a capacidade de inovar e se adaptar às necessidades do mercado. Com a experiência de Antônio Sérgio Carvalho e a visão empreendedora de Diego Salgado, a Torta do Pai se tornou um exemplo de como um negócio pode crescer e prosperar mesmo em tempos difíceis. A Torta do Pai é um exemplo de que, com determinação e trabalho duro, é possível alcançar o sucesso.
A Origem da Torta do Pai
Tudo começou em maio de 2020, quando Carvalho se viu obrigado a se afastar de seu trabalho devido aos riscos que a covid-19 oferecia para pessoas de sua idade. Nesse momento, a operação envolvia apenas pai e filho, trabalhando juntos na cozinha de casa, com uma estrutura básica e sem equipamentos profissionais. O patriarca produzia artesanalmente a receita que aprendeu com os genitores, enquanto o filho, Salgado, era responsável pelas entregas.
O Início do Negócio
O negócio, que se tornou conhecido como Torta do Pai, começou a ganhar visibilidade graças a uma publicação do filho no X, que rendeu 10 mil curtidas, 400 compartilhamentos, 800 mensagens do Brasil inteiro e cerca de 300 pedidos em um único dia. Inicialmente, Salgado teve de filtrar as encomendas para o centro expandido de São Paulo, mas logo as entregas foram feitas em toda Grande São Paulo e é assim até hoje. Foi uma verdadeira força-tarefa: o pai tinha autonomia para produzir apenas 12 tortas por dia.
Crescimento e Desafios
A situação rendeu uma quantidade de pedidos que levou cinco semanas para ser atendida, enquanto outras encomendas surgiam. ‘Só zeramos a fila em setembro, depois de quatro meses de funcionamento’, revela o filho. O primeiro investimento só veio dois meses depois, com a compra de um forno com maior capacidade e uma batedeira para a massa, justamente para acelerar as entregas. Em agosto, aconteceu a primeira contratação, uma ajudante de produção que continua até hoje na equipe.
Expansão e Inovação
O filho, que é jornalista, assumiu uma rotina puxada para dar conta de tudo no início do negócio. ‘Eu trabalhava em uma empresa à tarde e à noite, então, entregava as tortas até a hora do almoço. Aos sábados e domingos, pedalava o dia todo, mais de 100 km em cada um dos dias’, relembra. Chegou a percorrer 168 km em 12 horas. Nestes quatro anos, a quilometragem sobre a bicicleta impressiona: mais de 18 mil km. Em fevereiro de 2022, a Torta do Pai adotou o uso de motocicletas para otimizar o tempo de entrega, mas algumas distribuições pontuais ainda são feitas pelo filho.
Desafios e Aprendizados
Em dezembro de 2021, os empreendedores decidiram abrir uma loja no mesmo bairro em que residem, mas logo perceberam que o modelo não se justificava: não houve melhoria nos números, o lucro se manteve similar, mas a carga de trabalho foi muito maior. Além disso, enfrentaram dois casos de furto no local. A experiência serviu como um aprendizado valioso para a empresa, que agora se concentra em oferecer entrega em domicílio e manter a qualidade de seus produtos. A Torta do Pai continua a ser um exemplo de sucesso no setor de alimentação, graças à dedicação e ao trabalho árduo de sua equipe.
Fonte: @ PEGN
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