Conheça a fruta típica de casca dura marrom, utilizada como farinha de bolo, rica em nutrientes, mas com alto custo
Em uma visita ao setor de frutas de um supermercado, é comum encontrar uma variedade de opções, mas talvez o item que menos chama a atenção seja a jutaí. Essa fruta, com casca marrom dura e formato comprido, não é de imediato, o foco de muitas pessoas, mas é preciso dar uma chance para seu sabor se tornar conhecido.
Provavelmente, você já passou por regiões brasileiras que oferecem uma grande variedade de paisagens, desde o cerrado-brasileiro até a Mata-Atlântica, mas sabia que a jutaí é uma fruta-típica, encontrada principalmente na região do cerrado, conhecida por sua produção de frutas diferentas como essa. Além de ser uma opção de consumo saudável, essa fruta é uma riqueza para quem a conhece, proporcionando um sabor único à mesa.
Descubra as Virtudes do Jutaí
O jutaí, conhecido popularmente como jatobá, é um fruto típico do cerrado brasileiro e da Mata Atlântica, que, apesar de sua aparência desagradável, esconde uma polpa amarela esfarelenta e um sabor docinho. Ao quebrar a casca dura, é possível encontrar uma substância única que gruda nos dentes e no céu da boca.
Fruto-Típico Raro
O jutaí é um fruto excluído do cardápio cotidiano de muitas pessoas, o que o torna uma planta alimentícia não convencional (PANC). No entanto, ele oferece partes comestíveis com um interessante valor nutricional e de baixo custo. Isso o torna um alimento esquecido, mas que pode ser uma ótima opção para quem busca uma nutrição diferenciada.
Benefícios do Jutaí
O jutaí é rico em vitamina C e oferece propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, sua quantidade significativa de fibras alimentares reduz a absorção de açúcares e gorduras, contribuindo para a saciedade, melhora o funcionamento intestinal e auxilia na diminuição do colesterol. Os compostos antioxidantes presentes no jutaí protegem as nossas células contra os efeitos danosos causados pelos radicais livres, prevenindo doenças cardiovasculares e fortalecendo a resposta imunológica.
Consumir o Jutaí de Forma Creativa
O jutaí é muito utilizado como uma espécie de farinha nutritiva em preparações culinárias, como bolos, pães e biscoitos. Devido ao sabor adocicado e aromático, ele também pode ser acrescentado em geléias, licores, iogurtes e sucos, ou ser consumido junto com outras frutas. Além disso, a casca dura do jutaí pode ser utilizada no preparo de chás para usufruir de suas propriedades farmacológicas, relacionados ao combate de anemias, problemas renais e outras doenças.
Exemplos de Consumo do Jutaí
A nutricionista Neide Rigo ensina que é possível ‘empanar’ uma banana na farinha do jatobá, fatiá-la e comê-la como um delicioso lanchinho — que pode ser enriquecido com sementes e outros ingredientes aromáticos, como cardamomo. Outra sugestão é acrescentar o jutaí em sucos e licores, ou consumi-lo junto com outras frutas. A casca dura do jutaí também pode ser utilizada no preparo de chás para usufruir de suas propriedades farmacológicas.
Jutaí: Uma Oportunidade de Nutrição Diferenciada
O jutaí é um fruto típico do cerrado brasileiro e da Mata Atlântica, que oferece partes comestíveis com um interessante valor nutricional e de baixo custo. É uma planta alimentícia não convencional (PANC) que pode ser consumida de diversas maneiras, desde bolos e pães até geléias e licores. Além disso, a casca dura do jutaí pode ser utilizada no preparo de chás para usufruir de suas propriedades farmacológicas. É uma oportunidade de nutrição diferenciada que pode ser explorada de forma criativa e saudável.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo