Plataforma de ensino à distância com versões do ChatGPT para avaliar competências acadêmica e tecnologia de inteligência artificial e ferramenta de desenvolvimento no-code para competitividade.
Aproximadamente 5,2 milhões de estudantes se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022, e 50 mil deles terão acesso a ferramentas de inteligência artificial para se preparar para a redação.
Essa ferramenta de tecnologia ajudará os estudantes a criar redações mais eficazes durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aumentando suas chances de aprovação. Com a inteligência artificial trabalhando ao seu lado, eles poderão ajustar e melhorar suas respostas de forma mais eficiente, aumentando suas chances de obterem o melhor resultado possível na prova do Enem. Alguns dos estudantes também poderão contar com a ajuda de profissionais especializados, como professores e tutores, para se preparar ainda mais para a prova do Enem.
Plataforma de Ensino à Distância Inova com Ferramenta de Desenvolvimento de Redação
Os estudantes brasileiros tiveram acesso a uma plataforma gratuita de correção de redações, desenvolvida pela Descomplica, uma startup de ensino à distância, em parceria com o time pedagógico da empresa. A ferramenta, chamada Redação Descomplica, foi desenvolvida internamente em seis meses, utilizando a plataforma no-code Bubble, e com a implementação de versões do ChatGPT. A ferramenta se baseou em 200 temas de redações já exigidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A plataforma oferece correções detalhadas das redações, com base em cinco competências avaliadas pelo Enem: domínio da escrita formal da língua portuguesa, compreensão do tema, organização de ideias, coesão e coerência e proposta de intervenção. Além disso, a plataforma também contou com a análise de textos que já faziam parte do banco de dados da Descomplica, e mais de 100 professores com experiência em correções de redações do Enem para treinar a inteligência artificial.
A ferramenta também permite aos estudantes ter acesso a um painel com seu histórico, em que podem observar seu desenvolvimento, ou seja, em quais competências estão indo bem e em quais precisam melhorar. Os alunos matriculados em cursos da Descomplica puderam usar a plataforma de forma ilimitada, enquanto estudantes externos tiveram direito a três correções gratuitas.
Inteligência Artificial e Desenvolvimento Acadêmico
A Descomplica estuda a diversificação de temas de redação para além daqueles pré-definidos em sua plataforma, com o objetivo de permitir que os alunos possam fazer o upload dos textos motivadores de sua escolha em conjunto com a redação pronta para a avaliação. Além disso, a empresa também estuda introduzir a possibilidade de interação entre o aluno e a inteligência artificial, para que o estudante possa esclarecer eventuais dúvidas.
‘A ideia é que o aluno tenha um painel da performance dele em relação às redações que enviou de acordo com o curso e faculdade que o interessam. E a ideia é que esse painel seja um start para esse tipo de interação’, explica Lívia Vieira, gerente de produtos e inovação da Descomplica.
De acordo com Vieira, a Redação Descomplica contribuiu para uma melhoria de 200 pontos em média no desempenho dos estudantes em simulados da redação do Enem, que hoje vale até 1000 pontos. ‘O grande feedback dos alunos é que eles gostam da agilidade. Acho que ainda tem um pouco de resistência dessa geração em relação à inteligência artificial, mas a partir do momento que eles começam a enviar, eles começam a ver a facilidade que eles têm’, finaliza a executiva.
Fundada em 2011, a Descomplica oferece cursos preparatórios para Enem e vestibulares, além de graduação e pós-graduação. A plataforma de ensino à distância é uma ferramenta de desenvolvimento de competências, que busca melhorar a competitividade acadêmica dos estudantes. Com a ajuda da inteligência artificial, a Descomplica busca oferecer uma plataforma de ensino inovadora e eficaz.
Fonte: @Baguete
Comentários sobre este artigo