O açafrão-da-terra auxilia na redução de gordura, fortalece a imunidade e pode prevenir doenças neurodegenerativas e câncer, reduzindo o estresse oxidativo e melhorando o estilo de vida.
A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é uma raiz da família do gengibre, rica em vitaminas C e B6, potássio, ferro, cálcio e minerais. Ela é uma das plantas mais versáteis e benéficas para a saúde, graças ao seu forte efeito antioxidante e anti-inflamatório.
Além disso, a cúrcuma é uma excelente opção para quem busca uma alternativa natural para tratar doenças. O turmereno, um composto presente na cúrcuma, é responsável por suas propriedades antimicrobianas e antibacterianas. Isso a torna uma aliada valiosa no combate a infecções e inflamações. A cúrcuma também é uma ótima opção para quem busca melhorar a saúde do coração, pois ajuda a reduzir a pressão arterial e a prevenir a formação de coágulos sanguíneos.
Os Benefícios da Cúrcuma para a Saúde
A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra ou turmérico, é uma raiz que oferece inúmeros benefícios para a saúde. De perda de peso à prevenção de doenças neurodegenerativas, a cúrcuma é uma aliada valiosa para quem busca melhorar seu estilo de vida e reduzir o risco de doenças.
A cúrcuma é capaz de modular a inflamação e o estresse oxidativo, melhorar a resistência à insulina e aumentar a adiponectina, o que está ligado à redução de gordura corporal. Além disso, estudos mostram que a suplementação com cúrcuma ajuda a diminuir o IMC de pessoas com síndrome metabólica, um conjunto de problemas que caracterizam a obesidade.
Prevenção de Doenças
A curcumina, substância presente na cúrcuma, tem ação antioxidante que ajuda a combater os radicais livres responsáveis por danificar as funções características das células. Esses radicais podem surgir por motivos variados, desde estilo de vida até mesmo exposição à poluição. A inclusão da cúrcuma na dieta pode ser uma ótima estratégia para reduzir as chances de desenvolver câncer.
Além disso, a cúrcuma oferece proteção cerebral e pode ser aliada da prevenção e do tratamento de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. A curcumina inibe a formação e divisão das proteínas beta-amiloides, tóxicas para os neurônios, e aumenta a quantidade de neurotransmissor dopamina, substância reduzida em pessoas com doença de Parkinson.
Benefícios para a Saúde Mental
A cúrcuma também pode auxiliar no tratamento de condições mentais e emocionais, como ansiedade, depressão e estresse. A redução inflamatória, do estresse oxidativo e da concentração dos neurotransmissores proporcionada pela cúrcuma consegue regular os aspectos relacionados à fisiopatologia desses distúrbios. A eficácia da curcumina é semelhante à dos medicamentos antidepressivos, mas sem efeitos colaterais.
A cúrcuma ainda aumenta a imunidade com efeito antioxidante, anti-inflamatório e antimicrobiano, equilibrando o sistema imunológico e fortalecendo o organismo contra quadros de alergias e infecções virais e por patógenos. A ação antimicrobiana da cúrcuma impede que o vírus se conecte com as células, reduzindo o risco de doenças.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo