Cruzeiro enfrenta o Racing na final da CONMEBOL Sul-Americana. Martírio da torcida. Uma Copa de honra e glória.
A equipe mineira se recuperou da difícil situação, escapando do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro.
Com a vitória por 5 a 1 sobre o Grêmio, o Cruzeiro garantiu sua classificação para a próxima edição da Série A.
O Fim do Pior: Cruzeiro Tem Chance de Voltar ao Somente
A torcida do Cruzeiro está à beira de um grande marco em sua história, com a chance de conquistar seu primeiro título internacional, o CONMEBOL Sul-Americana, neste sábado (23). O time mineiro enfrentará o Racing, às 17h (horário de Brasília), em Assunção, no Paraguai, e a partida será transmitida ao vivo pelo Disney+. Este título seria uma grande reviravolta para o clube, que enfrentou seu pior momento há cinco anos e ainda está lutando para superar a queda para a segunda divisão em 2019. A crise financeira que o atingiu também foi um grande obstáculo, mas o Cruzeiro parece estar mais estabilizado, ocupando a parte superior da tabela do Brasileirão.
Da Crise à Reestruturação
A jornalista separou 10 momentos importantes nos últimos cinco anos que guiaram a reconstrução da Raposa até a grande decisão deste sábado. A partir da queda para a segunda divisão, a crise financeira e a perda de recursos, o martírio celeste enfrentou um período sombrio. A falta de dinheiro e recursos fez com que o Cruzeiro continuasse em 2020. A classificação para as semifinais do Campeonato Mineiro não foi alcançada, e o impacto da pandemia de COVID-19 deixou os clubes parados por um longo período, afetando a receita do clube. Com várias dívidas não pagas, o time começou a Série B com seis pontos negativos. Embora tenha começado com animação, com três vitórias nos primeiros três jogos, o time estagnou e começou a lutar contra a zona de rebaixamento.
Salvos por Felipão
A diretoria então recorreu a um velho conhecido: Luiz Felipe Scolari. Campeão do mundo com a seleção brasileira em 2002, Felipão aceitou comandar o clube novamente, em uma situação bem mais delicada. E o comandante conseguiu tirar o time do buraco. Apesar de não ter alcançado o acesso, o time conseguiu escapar com folgas de rebaixamento consecutivo, terminando a primeira Série B de sua história na 11ª colocação.
Luxemburgo e a Torcida
A temporada 2021 começou com os problemas anteriores e sem Felipão para comandar o time. Mais uma vez fora da final do Campeonato Mineiro, o clube se viu em situação delicada na Série B e, mais uma vez, recorreu a um ‘medalhão’ velho conhecido da torcida: Vanderlei Luxemburgo. E o ‘Pofexô’ conseguiu. Com uma sequência de 12 jogos sem perder, a Raposa aliviou a pressão de lutar contra o descenso, mas, pelo segundo ano seguido, sequer passou perto de regressar à primeira divisão.
Ronaldo e a S.A.F.
Numa ‘brisa de esperança’, chegou em Minas Gerais em dezembro de 2021. Após muitas idas e vindas, imbróglios e espera, o conselho do Cruzeiro aprovou a venda do clube para a Safe Capital, no último dia 18 de dezembro. O conselho do clube aprovou a venda do clube, e o Cruzeiro agora tem uma nova chance de brilhar.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo