ouça este conteúdo
Aproximadamente 79% dos bares e restaurantes esperam faturar mais no Dia dos Pais em comparação ao ano passado. Para 65%, o aumento pode chegar a 20%. Pesquisa com empresários revela esses dados.
Aproximadamente 79% dos locais do ramo de bares e restaurantes estão otimistas em relação ao faturamento no Dia dos Pais em comparação ao mesmo período do ano anterior. Para 65% desses estabelecimentos, a expectativa é de um aumento de até 20%. Esses dados foram revelados em um levantamento realizado entre os dias 22 e 29 de julho com 2.005 empresários de todo o Brasil pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
O Dia dos Pais é uma data muito importante para o comércio, e os números indicam que muitos negócios estão se preparando para atender à demanda dos consumidores. A expectativa de crescimento nas vendas para esse período é significativa, o que demonstra a relevância dessa celebração para o setor de bares e restaurantes no país. É uma oportunidade para os empresários aproveitarem o aumento no movimento e oferecerem experiências especiais aos clientes nessa data tão especial.
Dia dos Pais: Empreendimentos se Preparam para a Data Especial
Setenta e oito por cento dos empresários estão otimistas em relação à abertura de seus estabelecimentos no Dia dos Pais. Uma pesquisa recente revelou que, em comparação com um domingo comum, 57% dos empreendedores esperam um aumento de até 20% nas vendas. Além disso, 7% dos consultados projetam um crescimento entre 21% e 30%, enquanto outros 7% acreditam em um faturamento superior a 30%.
Em uma entrevista à Agência Brasil, José Eduardo Camargo, responsável pelo conteúdo da Abrasel, destacou que, apesar das expectativas positivas para o Dia dos Pais, 60% das empresas operaram no vermelho em junho. Dentre elas, 36% conseguiram se manter equilibradas, enquanto 24% registraram prejuízo. No entanto, em julho, o número de estabelecimentos com prejuízo diminuiu para 24%.
Camargo expressou preocupação com a situação financeira das empresas, ressaltando que a questão das dívidas é um fator crítico. Ele observou que, assim como em outras datas comemorativas, o Dia dos Pais é uma oportunidade para os negócios recuperarem o fôlego. Apesar de não ser tão impactante quanto outras datas, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, Camargo afirmou que há grande expectativa para este ano.
Entre as empresas endividadas, a pesquisa revelou que a maioria possui débitos com impostos federais (73%), seguidos por impostos estaduais (47%), empréstimos bancários em atraso (36%), e dívidas com serviços públicos como água, luz, gás e telefone (29%). Além disso, 29% têm pendências com encargos trabalhistas e previdenciários, 27% estão em atraso com taxas municipais, e 22% devem a fornecedores de insumos como alimentos e bebidas.
Para lidar com essas dificuldades, a Abrasel está incentivando as empresas a aderirem ao Programa Emergencial para Retomada do Setor de Eventos (Perse), que oferece benefícios fiscais. O programa, restabelecido recentemente, visa auxiliar o setor de eventos, incluindo bares e restaurantes, a superar os impactos da pandemia. O prazo para adesão ao Perse se encerra em breve, e a expectativa é que as empresas possam se beneficiar desse apoio para enfrentar os desafios financeiros e retomar o crescimento.
Fonte: © TNH1
Comentários sobre este artigo