Mercado reage a possível corte de juros nos EUA, que parece iminente. Presidente do Fed indicado para redução ainda maior de 0,25 ponto percentual.
O dólar comercial teve um início de sessão nesta segunda-feira (26) com uma valorização de 0,25%, alcançando R$ 5,4930. Os investidores estão atentos aos Estados Unidos, em especial após Jerome Powell, presidente do Fed (o banco central norte-americano), sinalizar na semana passada que chegou a hora de reduzir as taxas de juros.
A moeda americana continua sendo o centro das atenções dos mercados globais, influenciando diretamente as cotações em diversos países. A expectativa é de que a volatilidade do dólar comercial permaneça alta nas próximas semanas, refletindo as incertezas econômicas e políticas ao redor do mundo.
O dólar e o mercado financeiro
O discurso proferido no Simpósio de Jackson Hole trouxe otimismo aos investidores, que vislumbram a possibilidade de um corte ainda maior dos juros, de 0,5 ponto percentual, em contraste com a expectativa de 0,25 ponto percentual, que é a aposta predominante. A postura do presidente do Fed indicado para o cargo repercutiu positivamente nos mercados, impulsionando a confiança dos agentes econômicos.
A queda do dólar e suas implicações
Na última sexta-feira, a moeda americana iniciou a sessão em baixa, registrando uma queda significativa de 1,97% em relação ao real brasileiro. O dólar comercial encerrou o dia cotado a R$ 5,479, refletindo a forte desvalorização da divisa frente a outras moedas estrangeiras. A oscilação do câmbio tem sido influenciada por diversos fatores, incluindo a expectativa de corte nos juros e a volatilidade nos mercados globais.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo