O euro ficou em segundo lugar no ranking da Travelex Confidence, com 40% do volume total de transações em moedas estrangeiras, destacando realizações de operações.
Em 2024, o dólar foi a moeda mais desejada por brasileiros, o que reflete a importância de suas operações financeiras globais. Além disso, o dólar é uma das moedas mais negociadas em todo o mundo, gerando receita significativa para os bancos e instituições financeiras. Com a pandemia do COVID-19, o mundo sofreu um impacto significativo na economia, e o dólar foi afetado, mas ainda assim lidera o ranking de moedas estrangeiras negociadas por brasileiros.
O dólar é uma moeda estrangeira altamente negociada por brasileiros, representando uma parcela significativa do volume total de transações realizadas por pessoas físicas. Com o câmbio em constante evolução, é importante para os brasileiros entender os preços atuais das moedas estrangeiras, como o dólar, para tomar decisões informadas em suas transações financeiras. Além disso, o dólar é uma das moedas mais líquidas do mundo, o que torna as transações financeiras mais fáceis e eficientes.
Movimentos do câmbio mexem com negócios de moedas estrangeiras
A desvalorização do real frente ao dólar, em 2024, trazido pelo especialista global Jorge Arbex, diretor do Grupo Travelex Confidence, afetou diretamente as operações comerciais. ‘Com o dólar mais valioso, os turistas tendem a procurar destinos mais acessíveis, priorizando lugares com moedas mais próximas ao real’, pontua o executivo, enfatizando a importância do valor do dólar. Além disso, a alta temporada de viagens contribuiu para um aumento de 28% nas realizações de transações com dólar, em dezembro, em relação a novembro, mostrando o impacto geral da moeda no mercado.
Euro e grandes eventos mundiais
O euro, que ficou com a segunda colocação no ranking da Travelex Confidence, representando 40% do volume total de transações, também foi afetado pela desvalorização do real. A realização dos Jogos Olímpicos em Paris impulsionou as negociações da moeda europeia nos meses de maio e junho, colocando-a temporariamente na liderança do ranking mensal. No entanto, assim como o dólar, o euro também registrou quedas em relação a anos anteriores: de 18% comparado a 2023 e de 31% frente a 2022.
Iene ganha espaço
Uma surpresa no ranking de 2024 foi o iene japonês, que conquistou a quinta colocação, apesar de representar apenas 1,45% do total de transações. A moeda superou o dólar australiano, que ocupava essa posição em 2023, e apresentou um crescimento significativo de 11% em relação a 2023 e um salto de 140% comparado a 2022. Esse crescimento, segundo a Travelex, reflete a decisão diplomática tomada em setembro de 2023, quando Brasil e Japão anunciaram a isenção de visto de turismo entre os dois países, facilitando as viagens e estimulando as transações com a moeda japonesa. A valorização da moeda europeia em relação ao real também fez com que muitos brasileiros reconsiderassem seus destinos de viagem, conforme explica Arbex.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo