Atores influentes do entretenimento são notados por ações de pré-exposição e pós-exposição às infecções.
O número de casos de infecção por HIV no Brasil aumentou consideravelmente em 2023, tendo sido notificados cerca de 490 mil casos, conforme o boletim epidemiológico da Unaids. Há um percentual maior de jovens entre 15 e 24 anos com HIV, sendo 23,4% do total de casos notificados.
É fundamental que as pessoas sejam testadas regularmente para HIV, especialmente aqueles que fazem sexo sem proteção. Alguns grupos são mais vulneráveis a infecções por HIV, como homens que fazem sexo com outros homens, pessoas que usam drogas e mulheres grávidas. A falta de acesso a cuidados de saúde e a falta de conscientização sobre a doença podem contribuir para o aumento do número de casos.
Diagnosticando o problema: falta de informação sobre HIV
As estatísticas alarmantes, incluindo a faixa etária de jovens expostos ao vírus, motivaram Eduardo Moscovis a se engajar em uma campanha de prevenção às ISTs (infecções Sexualmente Transmissíveis), lançada no Dia Mundial de Luta contra a Aids. Como pai de três filhas na faixa de 15 e 29 anos, ele se solidariza com a dor daqueles que sofrem com a doença e lamenta a falta de informação sobre os métodos de prevenção disponíveis.
‘Hoje, vivemos uma realidade triste devido à falta de informação. Acreditamos que a educação sexual e comportamental são fundamentais para prevenir a disseminação do HIV’, afirma o ator. Com uma visão clara sobre a importância da prevenção, ele destaca a necessidade de abordar a desinformação como uma das principais causas para mais pessoas contraírem o vírus.
Prevenção é a chave: HIV, PrEP e PEP
O vídeo da campanha destaca a importância das medidas de prevenção, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), medicamentos que reduzem o risco de adquirir as doenças. Esses medicamentos são uma opção eficaz para aqueles que têm alto risco de exposição ao HIV. Além disso, a campanha enfatiza a importância da educação sexual e comportamental para prevenir a disseminação do vírus.
Tendências preocupantes: casos de infecção pelo HIV
De acordo com as estatísticas, a faixa etária mais afetada pelo HIV é a de jovens entre 15 e 29 anos. Essa tendência preocupante requer uma abordagem mais eficaz para educar e conscientizar os jovens sobre os riscos da doença e os métodos de prevenção disponíveis. A falta de informação e a desinformação sobre a doença contribuem para a disseminação do HIV, destacando a necessidade de medidas de prevenção eficazes.
Proteja a sua saúde: medidas de prevenção contra o HIV
A campanha destaca a importância da adesão às medidas de prevenção, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), para reduzir o risco de adquirir o vírus. Além disso, a educação sexual e comportamental são fundamentais para prevenir a disseminação do HIV. A campanha visa conscientizar os jovens sobre os riscos da doença e os métodos de prevenção disponíveis, promovendo uma abordagem mais eficaz para prevenir a disseminação do HIV.
Fonte: @ Veja Abril
Comentários sobre este artigo