Articular educação e cultura nas escolas de tempo integral e universidades, desenvolvendo ações conjuntas de educação e conhecimento em escolas federais.
A importância da Educação na sociedade é inquestionável, e os governos brasileiros têm procurado implementar políticas que o valorizem. Nesta quarta-feira, 4 de dezembro, os Ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (MinC) assinaram dois acordos de cooperação técnica (ACTs) voltados para ações conjuntas de Educação e cultura. Um deles vai beneficiar escolas de tempo integral, cujos estudantes têm a oportunidade de se desenvolver integralmente, com uma formação que abrange não só o conhecimento acadêmico, mas também aspectos práticos e culturais. Além disso, o acordo visa apoiar projetos que promovam a cultura e arte em escolas, proporcionando uma experiência mais rica e enriquecedora para os alunos.
Desenvolvimento Integral e Cultura
A educação integral é um conceito que vai além do horário ampliado da escola. A ideia é que a criança e o jovem se conectem com as múltiplas experiências humanas, abordando aspectos emocionais, cognitivos, sociais e culturais. Isso permite uma visão de mundo mais ampliada e promove transformação social. A educação integral visa oferecer uma formação mais completa para as gerações futuras, preparando-os para um mundo em constante mutação.
Parceria para o Desenvolvimento da Arte e Cultura
Para a ministra da Cultura, a presença da arte e da cultura nas escolas representa uma oportunidade de transformação profunda não apenas nos estudantes, mas também nas comunidades. A arte, como forma de expressão e criatividade, tem o poder de materializar o imaginado. Nesse sentido, a parceria entre as pastas de Educação e Cultura busca fortalecer as atividades culturais nas escolas, reconhecendo os saberes culturais como fundamentais para o desenvolvimento integral dos estudantes.
A Importância do Reconhecimento dos Saberes Culturais
A parceria visa o reconhecimento dos profissionais da cultura como detentores de saberes que devem ser incorporados pela educação formal. Para isso, serão investidos recursos significativos, a partir de 2025, para fortalecer as atividades culturais nas escolas. A inserção de mestres e mestras da cultura na educação formal é um passo fundamental para que os estudantes possam aproveitar plenamente os benefícios da educação integral.
O Papel da Arte e da Cultura na Educação Básica e Superior
A parceria entre as pastas de Educação e Cultura prevê a inclusão de atividades artístico-culturais na educação básica, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral dos estudantes. Além disso, visa ao fortalecimento da rede de equipamentos culturais das universidades federais, à construção e implementação de planos de cultura nas universidades, e ao reconhecimento do espaço universitário como espaço de produção de conhecimento.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo