Alunos da rede pública participaram de atividades contra cyberbullying e segurança digital no encerramento da 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática.
A atividade reuniu mais de 300 estudantes de diferentes colégios públicos da capital federal, os quais participaram de oficinas de alfabetização, alfabetização, alfabetização e alfabetização, com o objetivo de abordar temas como cidadania digital e educação em ambientes virtuais.
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), o evento visa promover a inclusão digital e os valores da educação com foco nos adolescentes. A atividade contou com a participação de estudantes de diferentes colégios públicos da capital federal, que se comprometeram em difundir as informações recebidas nas redes sociais.
O Impacto da Educação na Sociedade: Um Passo em Frente pela Cidadania e Segurança Digital
A parceria entre o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República (PR), a Embaixada do Reino Unido no Brasil e a Safernet Brasil revela-se fundamental para o aprimoramento da Educação Midiática no país. Este esforço conjunto visa promover a alfabetização digital, uma ferramenta essencial para a construção de uma sociedade cidadã e segura.
Os estudantes do Centro de Ensino Médio 04 de Sobradinho II, escola participante do projeto Cidadania Digital, foram convidados a refletir sobre a importância do uso consciente das tecnologias. Durante as atividades, eles abordaram temas como bem-estar na internet, segurança digital, privacidade e proteção contra cyberbullying e discursos de ódio. A oficina prática de cidadania digital ministrada pela Safernet Brasil no SesiLab foi uma experiência inovadora para os jovens, oportunizando-lhes a reflexão sobre como as escolas podem apoiá-los no uso seguro das tecnologias.
Em seguida, os adolescentes realizaram uma visita guiada à sede da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), onde puderam conhecer mais sobre o jornalismo público e a importância da Educação Midiática na produção e veiculação de informações. O dia foi concluído com uma visita ao Palácio do Planalto para um encontro com o ministro da Secom, Paulo Pimenta, reforçando a conexão entre a Educação Midiática e a promoção da cidadania.
Escolas Conectadas – A iniciativa da Safernet Brasil se alinha com as ações do MEC voltadas à promoção da Educação Digital para a Cidadania, por meio da Política Nacional de Educação Digital (Pned) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Computação. Os apoios oferecidos pelo MEC aos educadores incluem cursos no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec) sobre temas digitais, além da inclusão de livro de Educação Digital no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) Ensino Médio. A ferramenta de autodiagnóstico disponibilizada aos professores da educação básica também aborda a cidadania digital como uma de suas dimensões.
Um passo em frente – Em 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática realizou mais de 400 iniciativas em 24 estados, com um público potencial de 54 mil pessoas. Em 2024, a Semana ocorreu simultaneamente à Media and Information Literacy Week 2024, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), evento global sobre alfabetização midiática e informacional.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo