ouça este conteúdo
Melhora a flexibilidade, reduz tensão e proporciona relaxamento em situações estressantes e desagradáveis do dia a dia.
Realizar alongamentos regularmente pode ser uma ótima maneira de aliviar a tensão acumulada no corpo e ajudar a manter a flexibilidade. Os alongamentos podem ser incorporados facilmente à rotina diária, seja ao acordar de manhã ou antes de dormir à noite. Essa prática simples pode trazer benefícios significativos para a saúde física e mental.
Além dos benefícios físicos, a prática regular de alongamentos também pode ajudar a reduzir o estresse e promover uma sensação de relaxamento. Incluir alguns minutos de exercícios de alongamento ao longo do dia pode fazer uma grande diferença no bem-estar geral. Experimente dedicar um tempo para realizar alguns alongamentos simples sempre que sentir a necessidade de relaxar e recarregar as energias.
Benefícios do Alongamento para o Bem-estar
Para te auxiliar a lidar com situações desagradáveis do dia a dia, o MinhaVida entrevistou o personal trainer Matheus Vianna, do Instituto Nutrindo Ideais, e destacou os melhores exercícios de alongamento para praticar em momentos de estresse. Confira! Leia também: Descubra 9 afazeres que contribuem para prevenir o estresseComo a prática do alongamento pode ser vantajosa para o bem-estar? Além de ganhar flexibilidade muscular, mobilidade articular e aprimorar o sistema cardiovascular, a prática de alongamentos tende a ser muito benéfica para o bem-estar mental.
Dentro do nosso sistema muscular, existem ligamentos, tendões e cápsulas articulares que podem se enrijecer e causar uma sensação de tensão, e por meio de exercícios de alongamento, conseguimos alcançar esse relaxamento e sensação de bem-estar, conforme explica Matheus Vianna. A prática de alongamentos pode ser capaz de reduzir o estresse.
Alongamentos para Aliviar o Estresse
1 – Prática do Alongamento do Pescoço: Sentado ou em pé, incline suavemente a cabeça para um lado, levando a orelha em direção ao ombro, e mantenha por 20-30 segundos. Repita do outro lado.
2 – Exercício de Alongamento dos Ombros: Eleve os ombros em direção às orelhas, mantenha por alguns segundos e depois relaxe. Repita várias vezes até sentir que o pico de estresse diminuiu.
3 – Torção Espinhal: Sente-se com as pernas cruzadas, coloque a mão direita no joelho esquerdo e gire o tronco para a esquerda, olhando por cima do ombro. Mantenha por 20-30 segundos e repita do outro lado.
4 – Alongamento do Gato e Vaca: Em posição de quatro apoios, arqueie as costas para cima (posição do gato) e depois para baixo (posição da vaca), repetindo várias vezes.
5 – Prática do Alongamento dos Isquiotibiais: Sente-se no chão com uma perna estendida e a outra dobrada, incline-se para a frente em direção ao pé da perna estendida e mantenha por 20-30 segundos. Troque de perna e repita o processo.
Saiba mais: Nem meditação, nem remédio: esse simples exercício de respiração diminui os níveis de ansiedade em minutos.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo